Limpeza da faixa de 3,5GHz atingirá mais 1.610 cidades no primeiro semestre de 2023

 

Mais 78 municípios brasileiros já podem ativar a tecnologia 5G. Autorizado  desde o fim de janeiro pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), do qual o Ministério das Comunicações (MCom) é integrante, as prestadoras já podem solicitar o licenciamento e ativações de estações de 5G em determinadas localidades - próximas de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes.

A liberação beneficia dez estados:  São Paulo (45 municípios), Minas Gerais (10), Santa Catarina (5), Pará (4), Espírito Santo (4), Rio Grande do Sul (3), Paraná (2), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (2) e Bahia (1).

Com isso, até o momento, cerca de 140 municípios já foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone e mais de sete mil antenas já foram licenciadas, o que significa que 38,5% da população brasileira - cerca de 82 milhões de pessoas - pode ser beneficiadas, de acordo com as ativações das prestadoras e com aparelhos compatíveis. Também foi aprovado um planejamento no qual 1.610 cidades devem ter a faixa liberada ainda neste primeiro semestre de 2023.

A limpeza da faixa de 3,5 GHz compreende dois processos: a migração da TVRO, que é a TV aberta com recepção do satélite, que as pessoas recebem nas suas casas usando a parabólica e a desocupação de antenas profissionais, um projeto que envolve operadoras de satélite que usam a mesma faixa de frequência de 3,5GHz.

As liberações seguem diretrizes do Edital do 5G e atende municípios que já começaram a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, com a instalação de kits receptores à população.

Porém, a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades. De acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Fonte: https://bityli.com/cl4fc e https://bityli.com/C671G

Ministério das Comunicações reforça compromisso com o fortalecimento da radiodifusão

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou no dia 13 de fevereiro em Lisboa, Portugal, da abertura do 1º Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão.

Promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), o evento reuniu empresários de rádio e televisão, presidentes de entidades, representantes dos governos do Brasil e de Portugal e diversas personalidades do setor.

Entre as pautas do evento, foram debatidos o cenário de competição da indústria da mídia, as leis internacionais de regularização de serviços digitais e a responsabilização das plataformas pela divulgação de notícias falsas na Internet.

O ministro reiterou o compromisso de fortalecer o setor de radiodifusão. “Vamos trabalhar para difundir e manter a presença do rádio na vida dos brasileiros. Entre as ações, estamos implementando a migração de AM para FM, com incremento significativo na qualidade. Vamos também revisar e modernizar o marco legal do setor, regularizar milhares de estações e entidades e realizar novas seleções públicas”, citou.

Fonte: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2023/fevereiro/ministro-juscelino-filho-reforca-compromisso-com-o-fortalecimento-da-radiodifusao

Dia Mundial do Rádio

Hoje, 13 de fevereiro, comemoramos o Dia Mundial do Rádio. Mas você sabe o motivo desta data ter sido escolhida? Foi no dia 13 de fevereiro de 1946 que as primeiras palavras foram transmitidas pela rádio da Organização das Nações Unidas (ONU) para difundir informações sobre a Educação, Ciência e Cultura.

A data foi proclamada pela ONU apenas em 2011 e, desde então, questões como igualdade de gênero, juventude, esporte, diversidade e confiança já foram temas das edições da data, que envolvem centenas de estações de rádio de todo o mundo.

O rádio funciona como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social. É impossível falar do Rádio sem ressaltar seu imenso alcance territorial e como ele pode colaborar para a construção e fortalecimento da democracia, fornecendo informações seguras e confiáveis, mesmo em territórios conflagrados e com acesso restrito a informações.

Em 2023, a proposta é discutir o rádio e a paz: "Em calamidades, pandemias, conflitos armados e guerras, o rádio traz informações privilegiadas, de segurança, e acaba, por vezes, sendo o único meio de comunicação. Estamos falando de cenários sem luz elétrica, e o rádio consegue chegar por funcionar à pilha, por exemplo. O rádio salva vidas", explicou Adauto Cândido Soares, coordenador de Comunicação e Informação do Escritório da Unesco no Brasil.

De acordo com dados do Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media - e apesar do uso massivo das redes sociais - o rádio segue sendo extremamente relevante para a comunicação, alcançando 83% da população brasileira. Ainda de acordo com a pesquisa:

* 56% dos entrevistados dizem que confiam no veículo para se manterem informados;

* 57% dos brasileiros acreditam que o meio é marcante como uma boa fonte de informação; 55% afirmam se emocionar através da música/esportes/religião, 38% enxergam o Rádio como um companheiro e 35% o veem como um parceiro para a diversão;

* Três a cada cinco ouvintes escutam rádio todos os dias, com cada um ouvindo, em média, 3h58 por dia;

* O perfil predominante entre os ouvintes é de indivíduos entre 30 e 49 anos (42%), das classes AB (44%) e C (41%);

* 82% dos ouvintes se lembram de ter ouvido propagandas no rádio e quase 40% já converteram o anúncio escutado em compras ou pesquisas;

* 6.677 anunciantes e 7.065 marcas investiram em rádio no 1º semestre de 2022, um aumento de 31% e 38%, respectivamente, em comparação a 2021.

Vida longa ao rádio e todas as suas inúmeras possibilidades e contribuições para a sociedade! 

Fontes: https://www.bandab.com.br/nacional/dia-mundial-do-radio-o-veiculo-de-comunicacao-e-ouvido-por-83-da-populacao-brasileira/ e https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-02/dia-mundial-do-radio-reforca-veiculo-como-pilar-para-paz-0

Nota de pesar - Falecimento da jornalista Glória Maria

A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) manifesta profundo pesar pelo falecimento da jornalista Glória Maria, na manhã desta quinta-feira, 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ).

Glória Maria foi a primeira repórter negra na TV em nosso país e esteve à frente de importantes entrevistas e marcos da comunicação. Foi também a primeira repórter do Brasil a fazer um link ao vivo e também estava na primeira transmissão em HD da TV brasileira, no Fantástico, em 2007.

Glória foi uma referência de possibilidades e inspiração para muitas pessoas, quebrou paradigmas e pavimentou caminhos para uma geração. Viaja o mundo com o Brasil na bagagem e retornava com memoráveis histórias e reportagens.

Observadora, questionadora, crítica e perspicaz, sem perder a sensibilidade, Glória Maria deixa um legado imensurável no jornalismo e no coração dos brasileiros. Glória contou e fez história.

A FENAERT, neste momento de luto e tristeza, se une aos amigos, fãs e familiares, e se solidariza com a perda desta mulher potente e inspiradora.

NOTA DE REPÚDIO - ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

A FENAERT - Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão - expressa seu veemente repúdio aos graves atos antidemocráticos ocorridos em Brasília neste domingo, 8 de janeiro de 2023. Manifestações democráticas são desejáveis, ao contrário de vandalismo e intenções golpistas. O Brasil precisa definitivamente afastar e punir com efetividade as agressões à democracia e a todos os seus pilares. É hora do país virar essa página e olhar para frente e, assim, garantir o necessário desenvolvimento econômico e social, em um ambiente de liberdade e respeito.

Tendências | Grupos de rádios buscam envolver consumidores de áudio nas mais diversas plataformas

São Paulo - Segundo executivos ouvidos durante o NAB Show Nova York, o áudio digital está finalmente alcançando marcas consideradas eficazes, seja no streaming digital, no rádio e no podcast

Executivos responsáveis pelas áreas digitais dos dois maiores grupos de rádios dos Estados Unidos foram ouvidos sobre a expansão do áudio entre os consumidores. As falas foram acompanhadas durante o NAB Show Nova York 2022, realizado na semana passada. Segundo eles, que representam a iHeartMedia e a Audacy, o áudio tem se mostrado muito eficaz para estratégias de marketing e também tem alcançado a relevância desejada através de suas iniciativas digitais. A intenção é "envolver os consumidores onde quer que – e como – eles consumam áudio". Outro ponto é o consumo em via de mão dupla entre o conteúdo on-demand e o rádio linear. Acompanhe: 

O painel, que reuniu os executivos de digital dos dois maiores grupos de rádios dos EUA e foi moderada por Stephanie Donovan, Global Head of Revenue da Triton Digital, buscou mostrar qual é o atual momento do formato áudio no mercado e suas vantagens. Segundo a reportagem especial do norte-americano Inside Rádio, empresas como a iHeartMedia e a Audacy (antiga Entercom) utilizaram seus consideráveis ??recursos e experiência para ampliar o consumo e a relevância do áudio digital, em frentes como streaming (linear e on-demand) e podcasts.

“Precisamos que nossos anunciantes possam aproveitar isso, com facilidade e acessibilidade, em todos os dispositivos, plataformas e modalidades de conteúdo”, disse Tim Clarke, vice-presidente sênior de conteúdo de áudio digital da Audacy. Para a empresa, que é o segundo maior grupo de rádios dos Estados Unidos, o foco é "tornar mais fácil para os anunciantes alcançarem os 250 milhões de consumidores" que o grupo "atinge todos os meses em todas as suas plataformas".

Carter Brokaw, presidente de estratégia de receita digital do iHeartMedia Digital Audio Group, disse no painel que o grupo de rádios está otimista quanto à eficácia do áudio em 2023. “Estamos ouvindo da comunidade de publicidade que eles estão procurando alternativas para visão, som e movimento”, afirma o executivo, que completa dizendo que  “rádio, streaming digital e podcasting estão realmente começando a atingir a marca em termos de eficácia", diz Brokaw.

A escala tem sido importante para as iniciativas digitais da iHeartMedia, que acabam condizente com o tamanho do grupo (mais de 850 emissoras de rádio nos Estados Unidos). Segundo a reportagem do Inside Radio, são cerca de 50 milhões de downloads por mês na área de podcast para a empresa. Brokaw disse que a iHeart tem encontrado muitos anunciantes que veem o podcasting como uma ferramenta de marketing eficaz para agrupar o público por mercados locais, psicografia e gêneros. 

“Isso dá à comunidade de marketing uma tonelada de opções para começar em nível local e talvez progredir para um nível regional, ou começar em nível nacional e descer para um nível local”, afirmou o executivo da iHeartMedia. 

Clarke, da Audacy, também  enfatizou a importância de dar aos anunciantes “fácil acesso a esses públicos de maneira avançada”, sobre a entrega de podcasts. 

Podcasts / áudio on-demand e Rádio: consumo em via de mão dupla

Outro ponto de interesse debatido pelos executivos é sobre o movimento de consumo de áudio digital entre os podcasts e o rádio. O executivo da Audacy dá um exemplo sobre esse cenário: o estúdio de podcast 2400 Sports, ligado à empresa, aproveita os apresentadores de seu portfólio de estações de rádio esportivas locais nos principais mercados para criar podcasts dedicados a equipes individuais. 

“O que vemos é que estamos trazendo muitas pessoas para o funil dessa maneira”, afirma Clarke, da Audacy. Segundo ele, esse movimento está ajudando na descoberta de estações locais. Por exemplo, um fã fora do mercado da Filadélfia descobre o apresentador de esportes WIP-FM Joe Giglio através de um podcast. Com isso, o fã quer obter mais informações sobre sua opinião sintonizando a estação. “Descobrimos que é uma ótima maneira de trazer fãs apaixonados por um tópico e conectá-los ao conteúdo que criamos e que eles podem não ter conhecido ou passado muito tempo recentemente”, explicou Clarke.

Para fazer essa troca, é importante que os ambientes digitais estejam conectados, oferecendo em todas as plataformas possíveis um fácil acesso ao conteúdo linear de rádio e também ao que é produzido on-demand, ou seja, como definiu o executivo da iHeart, um ambiente que “abrange todo o continuum de escuta”. “Essa foi uma ótima maneira de galvanizar o público que pode não estar gastando muito tempo em experiências de audição ao vivo, mas mais em artistas”, afirma Brokaw, que também destacou o caminho inverso: "os consumidores que preferem recursos sob demanda podem ser apresentados ao streaming de rádio ao vivo", destaca a reportagem.

Clarke, da Audacy, também destacou que essas iniciativas de áudio digital também permitem o acesso dos grupos de rádios a mais públicos diversos, ou seja, o conteúdo on demand está permitindo que o rádio amplie ainda mais seu alcance e se torne mais inclusivo. “O que o podcasting fez foi nos permitir acessar públicos mais diversos e nos deu a capacidade de pensar em mais qualidade, imersão profunda", diz o executido, que completa afirmando que "juntamente com recursos e tecnologia avançados, podemos alcançar públicos mais segmentados e criar mais eficácia para os anunciantes.”

 

 

Nota de repúdio

 

 

Jorge Henrique Maciel

Presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT)  

 

A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert), manifesta o seu repúdio diante das últimas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com relação ao cerceamento de conteúdos jornalísticos da Jovem Pan.

As restrições estabelecidas pela legislação eleitoral não podem servir de instrumento para a relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão, princípios de nossa democracia e do Estado Democrático de Direito.

A Fenaert possui 15 sindicatos de rádio e televisão filiados e repudia qualquer ação de cerceamento da liberdade de imprensa, além de reforçar a importância do jornalismo para a democracia.

 

ASSOCIAÇÕES SE UNEM E LANÇAM CAMPANHA “COM PUBLICIDADE RESPONSÁVEL NÃO SE BRINCA”

Em seu terceiro ano, campanha reforça regras do Conar que norteiam a comunicação ética e com conteúdo de qualidade

 

Liderados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), 27 instituições – entre associações, federações, sindicatos e institutos -- se uniram para lançar a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, composta por 12 posts que estarão nas plataformas digitais de todos os participantes. Os textos estão baseados em regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A campanha tem início no Dia das Crianças (12 de outubro).

“Essa iniciativa faz parte de nossa agenda dedicada ao tema. Entendemos que há questões muito sensíveis, que necessitam sempre de reforço”, afirma Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). A comunicação de produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes, acrescenta, deve também contribuir para o desenvolvimento positivo das relações entre pais e filhos, alunos e professores.

O primeiro post da campanha lembra o que é a PUBLICIDADE POR INFLUENCIADOR DIGITAL, destacando três pontos que caracterizam essa iniciativa: divulgação de produto, serviço, marca ou outro sinal associado; compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante e/ou agência; e interferência por parte do anunciante e/ou agência sobre o conteúdo da mensagem (controle editorial na postagem do influenciador).

Em sua primeira edição, a iniciativa incluiu, nas recomendações, um manifesto, que lembrava que o Brasil atualmente está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. Além disso, a Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, esse tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“As normas existentes do Conar são as principais norteadoras do mercado para efetividade da comunicação dos produtos, serviços e marcas, e, sim, agregam valor a eles. Com isso, o consumidor se sente respeitado. Seguir as regras não é um favor; é uma obrigação das empresas e anunciantes”, afirma Sandra Martinelli, presidente-executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Associações que apoiam a campanha

 

ABA – Associação Brasileira de Anunciantes

ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade

ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas

ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos

ABOOH – Associação Brasileira de Mídia Out Of Home 

ABP – Associação Brasileira de Propaganda 

ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens

ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação

ABRADI – Associação Brasileira dos Agentes Digitais

ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos

ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil 

ADIBRA – Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil

AMPRO – Associação de Marketing Promocional 

ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas

ANJ – Associação Nacional de Jornais

APP – Associação dos Profissionais de Propaganda

CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social

FENAERT - Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão

FENAJORE - Federação Nacional de Jornais e Revistas

FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda

IAB – Interactive Advertising Bureau 

INSTITUTO PALAVRA ABERTA 

IVC – Instituto Verificador de Comunicação 

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

XGUIDES

Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022

São Paulo - Avanço do alcance do rádio é de 3% em relação ao ano anterior. 7,4 milhões de pessoas ouvem o meio via web

 

Em comemoração ao centenário do rádio no Brasil e ao Dia Nacional do Rádio (25), a Kantar IBOPE Media lançou seu estudo anual sobre o consumo de rádio no país, chamado de Inside Radio 2022. O levantamento indicou que o rádio é ouvido por 83% da população brasileira, considerando as 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa. Três a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias. 58% estão ouvindo o meio em maior, ou na mesma quantidade nos últimos 6 meses. Cada ouvinte passa 3h58 minutos ouvindo rádio por dia. E 7,4 milhões de pessoas ouvem o meio via web, sendo um avanço de 85% em relação à 2019, com um consumo médio de 2h45 min.

Hoje com 83% de pessoas que ouvem rádio no Brasil, é possível afirmar que o meio segue em alta no seu consumo no país, seja no dial e também por plataformas digitais. Para efeitos comparativos, o alcance do rádio nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela Kantar IBOPE Media ficou em 80% no Inside Radio 2021 e 78% no Inside Radio 2020. Os dados do estudo de 2022 são relativos ao mês de agosto e foram apresentados hoje (21) por Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media

Segundo o Inside Radio 2022, o perfil do ouvinte de rádio é muito similar ao da população brasileira, ou seja, isso mostra como o rádio está inserido em praticamente todos os grupos sociais e etários do país. Desse público, 63% declaram que ouvem o rádio em casa, 30% no carro, 12% em outros locais, 9% no trajeto e 3% no trabalho. Com a retomada e a reabertura social, a parcela de audiência fora de casa foi ampliada em relação a 2021.

O Inside Radio 2022 também destaca que o rádio está "evoluindo em todas as formas", com 80% dos ouvintes informando que ouvem o rádio pelo receptor comum (também inclui o rádio do carro), 26% no celular (era 25% em 2021), 4% em outros equipamentos e 3% no computador. Usar uma forma para escutar o rádio não exclui a outra, ou seja, a audiência pode utilizar mais de uma forma para acompanhar o meio durante a sua jornada diária.

“Ao longo de 100 anos de existência, o Rádio teve que se adaptar em diferentes momentos de sua história para se manter relevante, tanto em termos de conteúdo quanto de plataformas e formatos de mídia. E, como acontece com todos os meios de comunicação atualmente, o Rádio busca um modelo ideal para a realidade do digital, que apresenta uma nova configuração cross media, com múltiplos e convergentes pontos de contato e formatos diversos para engajar a audiência. O Rádio segue forte, presente e essencial na vida dos brasileiros”, afirma Giovana Alcantara.

Em resumo, nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela Kantar IBOPE Media, os números do consumo do rádio foram os seguintes (alcance total e tempo médio de escuta em horas, minutos e segundos, alcance 30 dias, tempo médio, abril a junho de 2022): 

90% - Grande Belo Horizonte - 03:55:44 - maior alcance entre as 13 regiões pesquisadas
86% - Grande Porto Alegre - 04:05:07
85% - Grande Fortaleza - 03:55:20
85% - Grande Florianópolis - 03:29:20
84% - Grande Curitiba - 03:38:09
83% - Grande Rio de Janeiro - 04:32:47 - maior tempo médio entre as 13 regiões
82% - Grande Goiânia - 03:49:46
82% - Grande Vitória - 03:49:00
82% - Distrito Federal - 03:13:51
81% - Grande São Paulo - 03:52:26
79% - Grande Salvador - 03:54:42
78% - Grande Recife - 04:09:23
77% - Campinas - 03:18:22

 

 

 

Ministério das Comunicações simplificará regras para radiodifusão

Mesmo após diversas revoluções tecnológicas, como a televisão, as transmissões via satélite e a internet, o rádio segue sendo o meio de comunicação de maior presença e simplicidade de uso. Exatamente pela facilidade, o aparelhinho de rádio está presente na grande maioria dos lares brasileiros.

Com mais de 10 mil emissoras estabelecidas no país, destas 4 mil comunitárias, o rádio é essencial na comunicação de notícias, cultura, cidadania e na educação de jovens e adultos, afirmou na sexta-feira (9) em entrevista ao programa A Voz do Brasil o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão.

Segundo Martinhão, o Ministério das Comunicações pretende juntar diversas regras, normas e legislações sobre radiodifusão em uma única portaria – medida que, de acordo com a pasta, facilitará a compreensão e o cumprimento das normas, além de incentivar a proliferação de rádios no país.

“Hoje, um radiodifusor quando vai solicitar [concessão pública], ele tem que manipular um conjunto enorme de portarias e regras de diferentes anos. Isso é muito difícil. Faremos uma consolidação em uma única norma do Ministério das Comunicações”, anunciou.

“Isso [a simplificação de normas] será um ganho assustador para o setor de radiodifusão”, concluiu o secretário de Radiodifusão.

*Farcom-PR, com informações da Agência Brasil

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