FENAERT apoia lançamento da Frente Parlamentar da Radiodifusão

frenteNesta quarta-feira, 30 de outubro, foi lançada na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar da Radiodifusão. Criada por sugestão do deputado Eli Corrêa Filho (DEM-SP), a iniciativa conta com mais de 270 participantes e é considerada uma das maiores frentes parlamentares da Casa. A Frente tem como intuito defender os projetos de interesse do setor de radiodifusão que tramitam na Câmara dos Deputados - até então, a articulação ocorria caso a caso. “Agora, com o apoio de entidades como Fenaert e Abert, que representam o setor, os temas serão debatidos em uma frente única”, destaca o presidente da Fenaert, Guliver Leão.

O deputado Eli Corrêa, que preside a Frente, é advogado e radialista. Entre os principais projetos que estarão na pauta da nova frente parlamentar, está a migração das rádios AM para FM, oferecendo melhor qualidade de áudio e transmissão, além de viabilizar a veiculação da programação no celular. Até o momento, 1.670 emissoras já solicitaram a mudança de espectro. Outras bandeiras da frente são a defesa da liberdade de expressão e de imprensa e a redução das assimetrias regulatórias.

Diretoria da Fenaert se reúne em Brasília

 

Nesta terça-feira a diretoria da Fenaert esteve reunida na sede da entidade, em Brasília. Entre os assuntos em pauta, a análise da possível Reforma Sindical, que vem sendo estudada pelo governo federal, centrais sindicais e grupos de trabalho. A diretoria avaliou as tendências e possíveis pontos a serem abordados na Reforma.

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Câmara lança ferramenta para checagem de fake news

Batizada de Comprove, a Câmara dos Deputados lançou uma ferramenta para checagem de notícias falsas. Por meio de um número de WhatsApp, cidadãos poderão encaminhar dúvidas ou conteúdos para verificar a veracidade das informações relacionadas à Casa ou seus integrantes.

A equipe que abastece a ferramenta ficará encarregada de conferir a autenticidade e responder a demanda, classificando o material como fato, falso ou impreciso.

O recurso foi apresentado no seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, realizado em parceria com o instituto "E se fosse você?". Também foi criada uma página no portal da Câmara dos Deputados, na qual poderão ser consultadas as checagens feitas.

O serviço também apresenta dicas e orientações sobre como evitar, não acreditar ou reproduzir esse tipo de conteúdo.

“Uma informação falsa em relação a uma votação gera ódio ao Parlamento e vontade de alguns de ir contra as instituições do Estado democrático de direito. Quando o Congresso derruba veto ao projeto de abuso de autoridade, vem a fake news: políticos vão julgar os juízes”, disse o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Fonte: Portal Impresa

Presidente da Fenaert participa do 25º Congresso da Agert

WhatsApp Image 2019-10-23 at 09.49.13O presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (Fenaert), Guliver Leão, está participando do 25º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, promovido pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). O evento iniciou nesta terça, 22 e segue até a quinta, 24, no Hotel Vestena em Canela, na Serra Gaúcha. Centenas de representantes da radiodifusão de todo o Rio Grande do Sul estão reunidos, discutindo tendências do segmento.

ea6fa8e0-9c43-4fce-9c58-548f18c08e0dEm sua fala, nesta terça, Leão destacou a atuação da entidade junto a demandas do setor e as recentes conquistas do segmento e seus impactos no dia a dia das rádios e TVs, como a alteração na Lei do Radialista. Ele ainda destacou outros movimentos que estão por acontecer, que impactarão o segmento. “Depois da ampla reforma trabalhista, estamos prestes a ter uma nova reforma sindical e temos de estar atentos às modificações que poderão ocorrer nesse sentido”, reforçou Leão.

O presidente ainda citou a criação da Frente Parlamentar da Radiodifusão,prevista para ser lançada na Câmara dos Deputados, no dia 30 de outubro. “Juntamente com a ABERT, a FENAERT dá todo apoio para a iniciativa, que já conta com 250 assinaturas e é considerada uma das maiores frentes parlamentares da Casa”, finalizou.

 

Jovem Pan FM segue em expansão e anuncia chegada ao Centro-Oeste do Mato Grosso

A rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo segue em expansão por vários mercados brasileiros e deve fortalecer sua presença no estado de Mato Grosso. Com estreia programada para o dia 4 de novembro, já está no ar e em formato de expectativa a futura Jovem Pan FM 91.1 de Barra do Garças. A estação é uma recém migrante AM-FM e a novidade foi relatada no Mapa da Atualização do tudoradio.com. A audiência da região de Rio do Sul, em Santa Catarina, também aguarda a chegada da rede paulista.

Com data de lançamento para o dia 4 de novembro, a Jovem Pan FM em Barra do Garças será apresentada à rede durante a abertura do programa Pânico, às 12h. A estreia fará com que o número de afiliadas da rede em Mato Grosso suba para três, estado que já conta com a Jovem Pan FM 93.3 de Cuiabá e Jovem Pan FM 102.9 de Poxoréo/Rondonópolis, esta que também foi originada por meio de um processo de Migração AM-FM e que optou por se filiar junto a marca paulista.

Além da futura estreia no Mato Grosso, está previsto para o próximo dia 28 o lançamento oficial da Jovem Pan FM 93.9 na região de Rio do Sul, em Santa Catarina. Assim como a de Barra do Garças, a afiliada também já segue no ar e em formato de expectativa para o início dos trabalhos junto à rede.

Fonte: TudoRádio

Band FM passa a contar com mais duas afiliadas. Rede estreia em Poços de Caldas (MG) e Avaré (SP)

A Rede Band FM, liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo, passou a contar com mais duas afiliadas, sendo uma no interior de São Paulo e outra em Minas Gerais. Trata-se da Band FM 98.7 de Avaré, emissora que estava abrigando a programação da Transamérica Hits FM. A outra é a Band FM 90.3 de Poços de Caldas. As duas rádios iniciaram a segunda-feira (14) transmitindo a programação da rede. As mudanças foram registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com. Essa é a primeira vez que a Band FM transmite a partir de Avaré, apesar de a região já ser abrangida pela Band FM 99.9 de Ourinhos/Santa Cruz do Rio Pardo. A possibilidade de a Band FM iniciar suas transmissões em Avaré se deu com a mudança do projeto de rede da Transamérica Hits, que unificou a grade e está transmitindo uma programação voltada ao público jovem/adulto, partindo da Transamérica FM 100.1 de São Paulo. A 98.7 FM já recebeu outros projetos de rede após operar por vários anos como Panorama FM 98.7. Além da Band FM, a frequência já foi Nativa FM e, mais recentemente, Transamérica Hits. Com a chegada da marca, Avaré fica mais uma rede em seu dial, já que a cidade conta com a Rádio Mix FM 90.3 (primeira afiliada da rede) e a Jovem Pan FM 102.1 (segunda vez que passa pela cidade). Avaré ainda conta com as locais Paulista FM 99.5 e a Interativa FM 101.7. Em Poços de Caldas, a Band FM também está ocupando uma frequência que abrigava a Transamérica Hits. Recentemente, a emissora divulgou sua grade de programação local. O "Manhã Show" terá em seu conteúdo música, prêmios e entretenimento e será comandado pela dupla Paulo Marcelo e Luciana Abreu. Já o período vespertino será composto pelo "É D+" (14h às 15h), atração que será voltada ao público feminino, seguido das 15h às 17h pelo "Tarde da Band", com a participação da audiência e notícias ligadas ao mundo dos famosos. A radialista Amanda Negrini é quem comandará a grade local nas tardes da emissora. Fonte: TudoRádio

Presidente da Fenaert participa do 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão

fenaertO presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (Fenaert), Guliver Leão, esteve presente no 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão, promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT/PR). O evento ocorreu entre os dias 18 e 20 de setembro, no Paraná Clube, em Curitiba.

O Congresso, que neste ano teve como tema “A Força da Tv e do Rádio Multiplataformas”, reuniu empresários, radiodifusores e executivos em discussões sobre o mercado publicitário, institucional e acadêmico a partir de temas pertinentes e atuais do setor da radiodifusão. Conforme o presidente da Fenaert, os participantes do evento tiveram acesso a tendências, métodos, pesquisas e estudos realizados no meio rádio, além de ferramentas de gestão para uma aplicabilidade imediata de desenvolvimento profissional de suas equipes de colaboradores, o que colabora para o avanço do segmento.

Jornalismo do SBT aposta em vídeos com formatos específicos para mídias sociais

Voltado à área de jornalismo, o projeto SBT Video Lab é uma iniciativa pioneira da rede de TV de Silvio Santos no Facebook. Com o objetivo de experimentar novas linguagens jornalísticas em vídeos para a internet, mais de 150 funcionários e colaboradores da empresa passaram por treinamentos e 74 vídeos em formato específico para compartilhamento em mídias sociais foram produzidos.

Rodrigo Almeida Hornhardt, chefe de redação no SBT, explica que a iniciativa é fruto de sua participação, em conjunto com Carolina Gazal, gerente de conteúdo digital da emissora, em um curso promovido em maio e junho últimos pelo Facebook em parceria com a ONG International Center For Journalists (ICFJ).

"Lideranças de diversas redações brasileiras foram convidadas a participar desse curso. Cada redação pôde escolher um foco de atuação. Nós escolhemos a área de vídeos", resume Rodrigo.

Os veículos que participaram do curso receberam uma verba para produzir conteúdo dentro dos conceitos discutidos durante o treinamento. Assim nasceu o projeto SBT Video LAB.

"O engajamento da redação foi muito legal. As pessoas encararam como uma oportunidade de aprender uma nova linguagem. Essa primeira etapa gerou uma série de ideias e inputs", descreve o chefe de redação.

Dentro das iniciativas promovidas, Rodrigo destaca o treinamento feito para os funcionários do SBT por Arnaldo Carvalho, editor de fotografia do Jornal do Commercio, de Recife (PE). Carvalho falou sobre a tendência de fotógrafos fazerem vídeos e de cinegrafistas fazerem fotos, a fim de multiplicar as equipes e tornar as redações mais sustentáveis. Já adotada no Jornal do Commercio, a prática teria levado um cinegrafista a ganhar um concurso interno de fotografia do grupo.

Na primeira etapa do projeto SBT Video Lab, três tipos de vídeo com conteúdo jornalístico foram produzidos: curtos (até um minuto), mini docs e vídeos explicativos. Uma das prioridades do projeto são os chamados vídeos sociais, que são curtos, trazem pílulas de informação e podem ser assistidos sem áudio.

Com várias iniciativas na área digital, o SBT já é muito assistido no YouTube. Porém, nesta plataforma as reportagens são reproduzidas no mesmo formato que vão ao ar nos telejornais. Agora a ideia é produzir conteúdo pensado especificamente para os meios digitais.

"Há uma disruptura na nossa indústria, não sabemos como será o futuro. Mas sabemos que será necessário estar onde os espectadores estão", conclui Rodrigo.

Fonte: Portal Imprensa

Regulamentação de nova lei de telecomunicações deve levar um ano

O governo federal realizou no último dia 08, cerimônia pela sanção da Lei nº 13.879 de 2019, que altera a legislação de telecomunicações no Brasil. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, a regulamentação do novo Marco Legal das Telecomunicações do país deve levar cerca de um ano. “Já tem sido feito pela Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações]. Aproximadamente um ano para a gente ter isso completo”, projetou.

A previsão do titular da pasta é importante, uma vez que este detalhamento das regras definirá se as previsões da lei serão de fato cumpridas e como esse processo se dará. A lei abriu a possibilidade de concessionárias de telefonia fixa (como Oi, Vivo Fixo e Embratel/Net) mudarem a forma do contrato com o Estado para exploração do serviço para um modelo com menos obrigações, denominado autorização (entenda mais abaixo).

Caso uma ou mais empresas optem pela migração, o saldo entre as receitas no velho e no novo modelo de exploração deste ano até o fim da concessão (2019 a 2025) seria revertido em investimentos em expansão de redes e oferta do serviço de acesso à Internet. A regulamentação, assim, vai fixar como a conta será feita (e, por consequência, o montante de investimentos). Segundo a Anatel, uma consultoria será contratada para propor um método para desenvolver esse cálculo. Não há ainda, contudo, cronograma estabelecido para essa medida.

A valoração do saldo está, entretanto, envolta em um imbróglio. Isso porque foi ajuizada ação questionando o fato de a Anatel não ter fiscalizado a gestão dos bens oriundos do Sistema Telebrás, privatizado em 1998, obtidos pelas concessionárias, o que teria resultado na desconsideração desse patrimônio.

Em acórdão no mês passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou uma série de determinações à agência no sentido de mapear esses bens, o que poderá impactar o cálculo do saldo de receitas dos contratos. Sobre esse cenário, Pontes avaliou que não haveria riscos ao processo de elaboração dos cálculos. “Ele [o acórdão] tem sido tratado pela Anatel, uma série de requisições e requerimentos para a Anatel, mas isso não tem um impacto imediato nisso", acrescentou o titular do MCTIC.

Investimentos

A promessa mais citada pelos parlamentares ao defenderem a lei é que a regulamentação também elencará os critérios que serão adotados de modo a orientar as empresas no direcionamento desses recursos e disciplinamento desses investimentos. No processo de aprovação da norma no Senado, diversos parlamentares cobraram que a prioridade fosse dada para áreas não atendidas ou mal cobertas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Essa ênfase foi citada como justificativa para que bancadas de oposição não votassem contra o então projeto e garantisse sua aprovação com ampla maioria. O ministro Marcos Pontes acrescentou que essas reivindicações seriam levadas em consideração na elaboração dos critérios e regras relativas aos investimentos, mas não detalhou como isso seria operacionalizado.

“Existem algumas conversações acontecendo. Essa regulamentação vai acontecer priorizando áreas que são, vamos dizer, escuras, apagadas. Nós temos um trabalho grande pela frente, tem que levar em conta também as opiniões do Congresso, que trabalhou tanto nisso. Esse trabalho vai ser feito, principalmente para levar conexão, informação para as regiões menos privilegiadas”, comentou o titular.

Entenda as mudanças

Segundo a Lei de Telecomunicações, as empresas que adquiriram o direito de exploração da infraestrutura das redes do antigo Sistema Telebrás, por ocasião da privatização, poderão passar para um regime com menos obrigações. Os atuais contratos de concessão, que iriam até 2025, poderão, a pedido da companhia, migrar para autorizações. Com isso, deixarão de estar submetidas a controles do Estado na categoria denominada “regime público”, como metas de universalização, obrigação de continuidade e controle tarifário.

As concessionárias que optarem pela transição (Oi, Vivo Fixo, Embratel/Net, Sercomtel e Algar) serão objeto de cálculo, pela Anatel, para avaliar a diferença entre as receitas que receberão na nova modalidade e aquelas que aufeririam se mantida a concessão. Dentro disso, estão envolvidas as redes exploradas por essas empresas na prestação do serviço, cujos valores variam.

A matéria também tira a responsabilidade da União por serviços de telecomunicações essenciais, que poderão ser prestados em regime privado. Atualmente, apenas a telefonia fixa se enquadra nessa condição, mas a Lei Geral de Telecomunicações (nº 9.472/1997) concedia ao Executivo o poder de incluir outros serviços nessa categoria, o que implicaria obrigações do regime público. 

Outra alteração é dar a empresas que exploram faixas de frequência (“espaços” no espectro eletromagnético utilizados, por exemplo, para a transmissão de sinal de rádio e TV, telefonia celular, serviços por satélite e internet móvel) o direito de comercializar “partes” dessas faixas, criando o que vem sendo chamado de “mercado secundário de espectro”. A companhia paga pela exploração e poderá fazer negócios com parte desse “espaço”.

Enquanto as empresas de telecomunicações festejaram a aprovação da lei pela redução de obrigações dos serviços de telefonia fixa e possibilidade de redirecionar os saldos para investimentos em acesso à internet, organizações da sociedade civil questionaram as mudanças por uma série de críticas, como o fato de ela desconsiderar os bens reversíveis, por retirar exigências para serviços essenciais, por prever que autorizações para o serviço sejam renovadas automaticamente e pela ausência de critérios claros para destinação dos investimentos.

 

Fonte: Agência EBC

Amazonas ganha nova emissora de TV pública

Desde 20 de setembro, a TV Cultura do Amazonas embarcou em novas correntezas e passou a se chamar oficialmente TV Encontro das Águas. A TV pública amazonense é a nova associada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Desde 20 de setembro, a TV Cultura do Amazonas embarcou em novas correntezas e passou a se chamar oficialmente TV Encontro das Águas. A TV pública amazonense é a nova associada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e exibirá conteúdo próprio e dos veículos da EBC. Com isso, deixará de retransmitir o sinal da TV Cultura de São Paulo e repaginará sua programação local. O presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, participará da cerimônia de lançamento da nova fase da TV pública amazonense, nesta sexta-feira, em Manaus.

O contrato entre a TV Encontro das Águas e a EBC vai até março de 2020 e, com a ampliação da colaboração, a transmissão e a troca de conteúdos entre as empresas crescerá. Até então, como parceira da EBC, a emissora amazonense retransmitia sete horas e trinta minutos da programação da TV Brasil, tempo que aumentará em duas horas. “A EBC nos ofereceu que passássemos de parceiros para associados, isso significa produções conjuntas, que programas exibidos em Manaus poderão ser exibidos nacionalmente na grade, bem como o contrário também ocorrerá”, pontua o presidente da TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes. “Como associada da EBC, passaremos a ter um conteúdo muito grande para fazer a nossa grade de programação”, complementa Lopes.

A TV Cultura do Amazonas existe há 25 anos, tendo sido criada como TV Educativa. A mudança de nome da TV pública amazonense faz parte da construção da nova fase e inicia um ciclo de expansão, atualização e inovação. Trata-se de estratégia para criar uma nova identidade, após pesquisa do Ibope mostrar que a emissora ainda não conquistou uma marca própria de emissora local. “Nesta gestão, o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, determinou que fizéssemos uma remodelagem da emissora, trazendo ela para o fim específico que é justamente educação e cultura”, explica Lopes.

O governador Wilson Lima, que é jornalista e esteve na EBC em agosto para ampliação da parceria, ressalta a qualidade e a credibilidade da empresa. “O que eu tenho percebido ao longo dos anos é o quanto a EBC tem melhorado, não só na qualidade da imagem, mas também no conteúdo. Apesar dos avanços significativos nos processos de comunicação, com a internet, redes sociais e grupos de conversa, os veículos tradicionais ainda continuam sendo aqueles portadores de credibilidade”. A nova TV pública do AM também comandará um canal de TV digital e gerador no município de Parintins (AM).

Nas ondas do rádio

A parceria entre as empresas de comunicação pública também prevê maior cooperação para conteúdos de rádio. Como na televisão, haverá um intercâmbio de produções entre a rede local e a nacional. “Teremos a Rádio Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília para buscar conteúdo. São quatro emissoras de rádio que estão sob o guarda-chuva da EBC”, destaca o presidente da TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes. A TV Cultura do Amazonas vai inaugurar, até outubro, uma emissora FM e incluir parte da programação das Rádios EBC na grade.

Fonte: Comunique-se.com

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