Hoje, 13 de fevereiro, comemoramos o Dia Mundial do Rádio. Mas você sabe o motivo desta data ter sido escolhida? Foi no dia 13 de fevereiro de 1946 que as primeiras palavras foram transmitidas pela rádio da Organização das Nações Unidas (ONU) para difundir informações sobre a Educação, Ciência e Cultura.
A data foi proclamada pela ONU apenas em 2011 e, desde então, questões como igualdade de gênero, juventude, esporte, diversidade e confiança já foram temas das edições da data, que envolvem centenas de estações de rádio de todo o mundo.
O rádio funciona como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social. É impossível falar do Rádio sem ressaltar seu imenso alcance territorial e como ele pode colaborar para a construção e fortalecimento da democracia, fornecendo informações seguras e confiáveis, mesmo em territórios conflagrados e com acesso restrito a informações.
Em 2023, a proposta é discutir o rádio e a paz: "Em calamidades, pandemias, conflitos armados e guerras, o rádio traz informações privilegiadas, de segurança, e acaba, por vezes, sendo o único meio de comunicação. Estamos falando de cenários sem luz elétrica, e o rádio consegue chegar por funcionar à pilha, por exemplo. O rádio salva vidas", explicou Adauto Cândido Soares, coordenador de Comunicação e Informação do Escritório da Unesco no Brasil.
De acordo com dados do Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media - e apesar do uso massivo das redes sociais - o rádio segue sendo extremamente relevante para a comunicação, alcançando 83% da população brasileira. Ainda de acordo com a pesquisa:
* 56% dos entrevistados dizem que confiam no veículo para se manterem informados;
* 57% dos brasileiros acreditam que o meio é marcante como uma boa fonte de informação; 55% afirmam se emocionar através da música/esportes/religião, 38% enxergam o Rádio como um companheiro e 35% o veem como um parceiro para a diversão;
* Três a cada cinco ouvintes escutam rádio todos os dias, com cada um ouvindo, em média, 3h58 por dia;
* O perfil predominante entre os ouvintes é de indivíduos entre 30 e 49 anos (42%), das classes AB (44%) e C (41%);
* 82% dos ouvintes se lembram de ter ouvido propagandas no rádio e quase 40% já converteram o anúncio escutado em compras ou pesquisas;
* 6.677 anunciantes e 7.065 marcas investiram em rádio no 1º semestre de 2022, um aumento de 31% e 38%, respectivamente, em comparação a 2021.
Vida longa ao rádio e todas as suas inúmeras possibilidades e contribuições para a sociedade!
Fontes: https://www.bandab.com.br/nacional/dia-mundial-do-radio-o-veiculo-de-comunicacao-e-ouvido-por-83-da-populacao-brasileira/ e https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-02/dia-mundial-do-radio-reforca-veiculo-como-pilar-para-paz-0