AERMS lança programa Rádio inteligente

A capacitação de profissionais da área de radiodifusão de Mato Grosso do Sul, para a criação de novas oportunidades de negócios está no foco do Programa Rádio Inteligente, que será lançado no dia 6 de agosto, em Campo Grande (MS). O programa vai oferecer consultorias gratuitas nas áreas de Finanças, Vendas e Eficiência Energética para os 30 primeiros inscritos no programa.

Promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul (AERMS) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), de acordo com a AERMS, a consultoria de Eficiência Energética fará um diagnóstico das instalações elétricas na sede da emissora, que apontará formas para a otimização do uso, economia e redução de desperdício.

Durante o lançamento do programa, haverá a assinatura do termo de parceria entre a AERMS e o SEBRAE, e estão previstos seminários sobre a utilização de redes sociais para alavancar negócios e sobre a importância de uma associação e seus benefícios.

“Estamos diante de mais uma oportunidade para melhorar nosso negócio. Somente através de atualização permanente das novas práticas de mercado conseguiremos fazer do nosso empreendimento – a emissora de rádio, uma empresa com resultados efetivamente satisfatórios”, afirma o presidente da AERMS, Rosário Congro Neto.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0880-570-0800 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa do Java Script ativado para vê-lo.

 

Fonte: Tudo pra rádios

Governo de São Paulo firma parceria de linhas especiais de crédito para financiamento de equipamentos de rádios e TVs

O governador João Doria participou do evento Criando Oportunidades, realizado pela Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) nesta quarta-feira (3), e assinou, por meio da Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista), o termo de financiamento para modernização de Rádios e TVs. A iniciativa, inédita no Estado, disponibilizará linhas de crédito para o setor, podendo beneficiar cerca de 400 emissoras paulistas.

Doria ressaltou a importância do Rádio para as pessoas. "Rádio é um instrumento de informação extremamente democrático, de mobilização e aglutinação. Rádio acompanha as pessoas em todos os rincões do Brasil", afirmou o Governador. "É importante que a tecnologia possa estar atualizada e que os veículos de comunicação possam continuar a servir bem a população de São Paulo", acrescentou Doria.

O objetivo do financiamento é possibilitar que as emissoras se adaptem às mudanças que estão ocorrendo no setor por meio do financiamento de projetos de investimento voltados à digitalização, convergência e novas possibilidades de transmissão de dados. Com a parceria, a Desenvolve SP passa a disponibilizar duas linhas de crédito com recursos próprios e condições especiais para Rádios e TVs.

Uma delas é a Linha Financiamento ao Investimento Paulista (FIP) que terá taxa de juros a partir de 4% ao ano (+ Selic). A outra é a chamada Linha Economia Verde (LEV), com taxa de juros a partir de 2% ao ano (+ Selic). Ambas contarão com prazos de até 120 meses para pagar, já incluída carência de até 30 meses.

"Por meio da Desenvolve SP, financiaremos obras de modernização, bem como a aquisição de máquinas e equipamentos e a taxa de conversão das rádios de AM para FM", diz o presidente da agência, Nelson Antônio de Souza. Para ampliar os investimentos em energias renováveis no Estado, a Desenvolve SP financiará também a aquisição de placas solares. "A ideia é que as emissoras possam gerar sua própria energia, minimizando o impacto no meio ambiente", complementa Souza.

As informações sobre todos os itens financiáveis por cada uma das linhas estão disponíveis no site da Desenvolve SP (www.desenvolvesp.com.br). O limite de crédito a ser financiado será de até R$ 30 milhões por emissora, mediante análise de crédito vigente da instituição e apresentação de garantias.

"Em pouco tempo de governo, o Governador João Doria resolveu um pleito da radiodifusão que se arrastava há quatro anos. É uma demonstração de sensibilidade e confiança no setor", comentou Rodrigo Neves ao ser empossado presidente da Aesp.

Quem pode solicitar

Os financiamentos estão disponíveis a emissoras de rádio e TV com faturamento anual entre R$ 81 mil e R$ 300 milhões, instaladas no Estado de São Paulo, e que estejam regulares tanto no âmbito fiscal quanto no de crédito. Os interessados devem apresentar um projeto de investimento detalhado, com informações precisas e consolidadas. Para auxiliar o empresário, a Desenvolve SP oferece roteiros e modelos de tabelas para elaboração dos projetos.

Fundo Garantidor

Além de taxas de juros e prazos mais competitivos, outra vantagem exclusiva oferecida pela Desenvolve SP é a possibilidade de contratação do Fundo de Aval do Governo do Estado (FDA) para composição de até 100% de garantias do financiamento. "Trata-se de uma alternativa voltada, principalmente, para os pequenos e médios empresários que não possuem garantias reais suficientes para apresentar, mas que precisam de crédito para poder investir no seu negócio", disse o presidente da agência estadual.

Ainda segundo o executivo, com o FDA, o empresário pode garantir integralmente ou complementar as garantias comuns exigidas pelo mercado na tomada de crédito, como alienação fiduciária de imóveis e equipamentos.

 

Fonte: Tudo Rádio 

Fenaert divulga passo a passo sobre novo procedimento para registro de radialistas a sindicatos de empresas de rádio e TV

 

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A Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (Fenaert) encaminhou recentemente a todos os sindicatos patronais ligados à radiodifusão, um documento com todas as informações referentes ao novo procedimento a ser observado para registro profissional de radialistas, bem como perguntas e respostas frequentes sobre o tema.

A cartilha com o passo a passo a ser realizado pelos profissionais que buscam obter o registro visa orientar sobre o procedimento e contemplar dúvidas relacionadas ao tema. Conforme o presidente da Fenaert, Guliver Leão, a orientação foi de que cada sindicato encaminhe o documento a todas as empresas de radio e televisão em sua área de abrangência.

“A modificação do sistema (SIRPWEB) representa um avanço significativo no processo de obtenção de registros da profissão de radialista, beneficiando principalmente os trabalhadores da categoria, que passam a requerer e obter um registro profissional único, a exemplo das demais profissões exercidas por profissionais do setor. O esforço, agora, é para que todas as partes interessadas estejam a par do novo procedimento e de como fazer a solicitação”, explica Guliver.

 

Para acessar o documento, clique aqui

 

Rádios jornalísticas do Band Rádios lançam a campanha "A Hora é Agora"

 

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A Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 e a BandNews FM 96.9 de São Paulo vão lançar um projeto voltado a melhorar o ambiente de negócios no Brasil. A ação A Hora é Agora será realizada a partir de segunda-feira (1º) pelas emissoras do Band Rádios com entrevistas com personalidades do mundo corporativo.

As duas emissoras vão apontar caminhos para melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Entre os itens que serão debatidos estão a reforma do sistema tributário, simplificar as relações trabalhistas, eliminar a insegurança jurídica, enfrentar as amarras da burocracia e melhorar a infraestrutura. 

Além disso, projeto também vai discutir sobre a reforma da Previdência. De acordo com especialistas, para o país crescer com consistência é necessário ir além da reforma da Previdência e enfrentar questões estruturais que não podem mais ser adiadas. 

Na Rádio Bandeirantes, entrevistas ao vivo com empresários, juristas, economistas e agentes econômicos serão exibidas às quartas-feiras, às 9h15, no Jornal Gente. A campanha também será levada ao ar diariamente, em formato de pílulas, nos programas Primeira Hora (7h), Jornal Gente (8h), RBNews (13h), Bastidores do Poder (17h) e Domingo Esportivo Bandeirantes” (9h30). 

Na BandNews FM, a campanha será veiculada nas seguintes atrações: Jornal BandNews (7h), BandNews no Meio do Dia (11h) e BandNews em Alta Frequência (16h). 

 

Fonte: Tudo Rádio 

Congressos de radiodifusão serão realizados no Sul e Sudeste no segundo semestre

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Estamos na última semana do primeiro semestre de 2019 e o segundo semestre contará com três congressos importantes para a radiodifusão nacional. A partir de setembro, AERP (Paraná), AGERT (Rio Grande do Sul) e ACERT (Ceará) realizarão seus congressos, com expectativa de grande adesão dos profissionais do Rádio e da TV e debates importantes com especialistas sobre o futuro do meio.

A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) estão organizando o 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão. O encontro está marcado para acontecer entre os dias 18 e 20 de setembro, em Curitiba (PR). Com o tema “A força da TV e do rádio multiplataformas”, o evento terá painéis sobre “A Transformação do modelo de negócios do rádio e da TV,” “A força do jornalismo esportivo”, “Como vender o rádio e a TV na era das mídias digitais?” e “A realidade do mercado de rádio nos EUA em relação ao Brasil”. Mais informações no site congresso.aerp.org.br.

Já a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) vai realizar o 25º Congresso Gaúcho de Radiodifusão. O evento está marcado para acontecer entre os dias 22 e 24 de outubro, em Canela. As inscrições já estão abertas no site www.agert.org.br.

Já nos dias 28 e 29 de novembro, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) realiza o Fala Norte-Nordeste. O evento vai reunir radiodifusores e comunicadores das duas regiões e será realizado no Shopping Rio Mar, em Fortaleza. Além dos debates, haverá também uma feira de equipamentos com as novidades para o setor. Mais informações pelo telefone (85) 3246 1051 ou email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) realiza o Fala Norte-Nordeste, nos dias 28 e 29 de novembro. O evento vai reunir radiodifusores e comunicadores das duas regiões e será realizado no Shopping Rio Mar, em Fortaleza. Além dos debates, haverá também uma feira de equipamentos com as novidades para o setor. Mais informações pelo telefone (85) 3246 1051 ou email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Fonte: Tudo Rádio 

Pesquisa Ipsos reafirma força do rádio, crescimento do áudio e a convivência do meio com os podcasts

Detalhe: o rádio conta com duas vezes a audição diária dos serviços de streaming, onde o rádio AM/FM atinge a já citada marca dos 69% contra 34% do streaming de música.

Detalhe: o rádio conta com duas vezes a audição diária dos serviços de streaming, onde o rádio AM/FM atinge a já citada marca dos 69% contra 34% do streaming de música.

 

O rádio dos Estados Unidos continua colecionando números de destaque em relação ao seu consumo. Segundo pesquisa recente realizada pela Ipsos, que foi encomendada pela iHeartMedia, o mercado de áudio continua em expansão e, os Millennials, estão ouvindo cada vez mais conteúdo desse tipo, mais do que qualquer outra geração. Detalhes importantes: o rádio AM/FM está na dianteira desse consumo e os Millennials estão "ouvindo mais e vendo menos". Outro ponto é a percepção de que o público de rádio é o mesmo de podcast, ou seja, um formato complementa o outro no consumo.

Segundo o portal norte-americano Inside Radio, os resultados da pesquisa foram apresentados para o mercado publicitário e de mídia na noite da última quinta-feira (20). Os dados apontam que o rádio AM/FM alcança 85% dos consumidores semanalmente e 69% diariamente, volumes superiores a qualquer outro formato de mídia nos Estados Unidos. 

A amostra da Ipson é nacional e representativa, com 6.016 consumidores de 13 a 64 anos, onde cada um ouve uma ou mais plataformas de áudio pelo menos uma vez por semana. Ou seja, a pesquisa aponta que a população está cada vez mais consumindo áudio e utilizando cada vez mais plataformas. Entre elas estão transmissão de rádio, transmissão digital, podastes e smart speakers (streaming de rádio ou de serviços on-demand). O uso é multiplataforma e crescente.

Áudio ampliando a relevância

A Ipsos aponta que os consumidores norte-americanos estão "ouvindo mais e vendo menos", ponto que reforça o que já foi apontado por outra pesquisa, a da Nielsen (chamada Audio Today). Segundo a Ipsos, todas as idades gostam de ouvir áudio e gastam uma média de 17,2 horas por semana com transmissão de rádio, serviços de streaming de música, podcasts e outros canais de áudio.

Em relação às gerações, os Millennials e Gen Z mais ouvem, gastando mais de 18 horas por semana (2,6 horas ou mais a cada dia) ouvindo áudio. "Esses números, juntamente com a contínua popularidade da mídia social, refletem a necessidade dos consumidores por conexões humanas ao vivo", afirma o estudo da Ipsos em sua apresentação ao mercado.

Ao portal norte-americano Inside Radio, Bob Pittman, CEO da iHeartMedia, afirma que o formato áudio está em alta e é "uma necessidade para os profissionais de marketing que buscam atingir públicos cada vez mais esquivos e fraturados".

"Se você olhar os dados, é inegável que os consumidores estão ouvindo mais e observando menos, e este estudo descreve quando, onde e por quê", diz Pittman. "Ao contrário de algumas percepções equivocadas, isso mostra que estamos vivendo em um primeiro mundo de áudio, explorando uma visão geral mais granular da escuta de áudio e mostrando como é um dia na vida do ouvinte comum quando se trata de consumo de mídia", afirma o CEO da iHeartMedia, grupo que também avançou de forma considerável na área de podcast.

Ouvindo mais fora de casa?

O estudo recente da Ipsos também afirma que o consumo de áudio está mais frequente "no caminho" do público (on-the-go, termo de marketing para detalhar hábitos de consumo durante o deslocamento das pessoas). A pesquisa mostra que 65% da audição de áudio ocorre fora de casa e, na maioria das vezes, no carro, com rádio representando 65% da audição de áudio no veículo.

O Inside Radio, com base nos números da pesquisa Ipsos, destaca que, no entanto, o papel de companheirismo da rádio se estende ao longo do dia, liderando o uso da mídia em 70% das horas de "vigília" e é a plataforma de áudio mais usada durante todo o dia e em todas as horas.

Smart speakers - (Caixas de som inteligentes)

Apesar do alto consumo de áudio no descolamento, a Ipsos também destaca que o avanço das smart speakers (caixas de som inteligentes) estão auxiliando no avanço desses números. "O rádio está mais proeminente em casa, revelando que as casas com esses dispositivos inteligentes gastam 47% mais tempo ouvindo rádio durante as primeiras horas (das 8h às 22h) do que os ouvintes sem", destaca o Inside Radio.

Ouvintes de podcast também são de rádio

O Podcast avança segundo a Ipsos e seu consumo também está atrelado ao rádio. O Podcast agora representam quase 10% da audição de áudio entre os Millennials. O Inside Rádio destaca também que "desmascarando as percepções errôneas de que o público de podcast e rádio são campos separados, o estudo mostra que os ouvintes de podcasts também são ouvintes de rádio, com 82% também ouvindo rádio semanalmente", diz o portal com base no estudo da Ipsos.

Além disso, o rádio continua sendo a escolha de áudio número 1 para a Geração Z, já que os podcasts estão substituindo o vídeo on-line como uma fuga diurna para muitos durante o trabalho e a escola, afirma o estudo.

"O rádio é há muito tempo uma companhia confiável para pessoas de todas as idades, então não é surpresa que ela continue a ser o principal destino quando as pessoas querem se conectar com outras pessoas e com sua comunidade", disse Gayle Troberman, CMO da iHeartMedia. "A única diferença agora em relação a décadas atrás é que hoje as pessoas podem desfrutar dessa conexão em qualquer lugar que estejam em uma variedade de plataformas".

 

 

Fonte: Tudo Rádio

Rádios estão dispensadas de veicular “A Voz do Brasil” durante jogos da seleção brasileira na Copa América

Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), publicado nesta sexta-feira (14), o Decreto nº 9.837 que dispensa as emissoras de rádio da obrigatoriedade de retransmissão do programa “A Voz do Brasil" durante a Copa América Conmebol Brasil 2019, nos dias de partidas disputadas pela seleção brasileira, no período de 14 de junho a 7 de julho, quando os jogos do Brasil acontecerem entre 19h e 22h, horário oficial de Brasília. O decreto atende a um pleito da ABERT.

Independentemente da publicação, a ABERT continuará trabalhando junto ao governo federal para que os casos excepcionais de flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa sejam regulamentados pelo Poder Executivo, como prevê a lei publicada em abril de 2018.

Para o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, “apesar de a lei ter sido publicada em abril de 2018, a regulamentação ainda não foi realizada pelo Poder Executivo, mas as discussões com o atual governo estão avançadas e a expectativa da ABERT é que o decreto de regulamentação seja publicado nos próximos meses”.

 

Fonte: ABERT

Conselho diretor da Anatel aprova consulta pública para digitalização de canais analógicos

A Anatel vai realizar consultas e audiências públicas para reavaliar a regulamentação técnica em função dos destinos dos canais 5 e 6, que eram ocupados pela TV analógica, e com a digitalização desse serviço passarão a ser destinados para migração AM-FM. A consulta foi aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel nesta quinta-feira (13).

Após a liberação dos canais correspondentes, serão disponibilizados 57 novos canais para emissoras de rádio FM comerciais. Além desses novos canais, outros três estarão disponíveis para rádios comunitárias.

De acordo com a Anatel, a alocação da faixa que vai de 76 a 88 MHZ (chamada de FM estendido) vai resolver os mais de 400 pedidos de migração das rádios que ainda aguardam a liberação do espectro. As audiências públicas serão voltadas para o dial de São Paulo e do Distrito Federal.

A tendência é de que esse quadro da migração AM-FM evolua mais rapidamente nas próximas semanas, já que as entidades relacionadas ao processo estão realizando mutirões para as assinaturas do contrato das AM migrantes que já efetuaram os pagamentos de seus boletos.

O presidente da Anatel e também do Comitê de Uso do Espectro e de Órbita (CEO), Leonardo Morais, afirma que essa mudança vai possibilitar a reinvenção das rádios AM. “As emissoras em OM desde 2013 ansiosamente aguardam a oportunidade de adaptar suas outorgas. Isso porque, para elas, a migração é um passo essencial para a sua sobrevivência no concorrido mercado de comunicações eletrônicas de massa”, ressaltou.

O assessor técnico da Aerp e Sert-PR, Elias Augustinho, disse que o regulamento terá participação dos engenheiros, técnicos e radiodifusores que poderão analisar e criticar os pontos relevantes que serão considerados pela Agência para uma redação final.

Fonte: Tudo Rádio

STF lança painel de combate a informações falsas

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu nesta terça-feira (11) o combate a informações falsas, especialmente em relação ao Poder Judiciário. A afirmação foi feita no lançamento do 'Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a FakeNews', na sede do STF, em Brasília.

"As notícias falsas são especialmente graves quando praticadas contra o Poder Judiciário, que lida diariamente com questões sensíveis de diversas áreas", disse Dias Toffoli. "Distorcer o teor de suas decisões e de suas práticas pode afetar a vida de muitas pessoas, além de colocar em risco a credibilidade de uma instituição essencial à paz social, à justiça e à estabilidade democrática", complementou.

O painel reúne representantes da imprensa, associações da magistratura e tribunais superiores com o objetivo de combater a proliferação de informações falsas e conteúdos inverídicos disseminados na internet e em redes sociais. Segundo o CNJ, os membros participantes contribuirão dentro de suas áreas de atuação e com as ferramentas que já dispõem no combate às notícias falsas. E o CNJ e tribunais superiores auxiliarão em relação à identificação e ao envio de material suspeito para checagem.

O conteúdo checado será incluído no portal do CNJ à disposição dos cidadãos. Parceiros e entidades decidirão qual material desejarão publicar ou não em seus sites ou redes sociais. Segundo Toffoli, informações falsas trazem um universo de ódio. "Tudo isso polui o debate democrático", afirmou o presidente do STF.

"As notícias fraudulentas e a desinformação são alvo de grande preocupação no Brasil e no mundo", disse Toffoli. "A novidade deste século é que o avanço tecnológico, a expansão da internet e das redes sociais ampliaram exponencialmente a propagação desse tipo de conteúdo."

 

Fonte: G1

FENAERT repudia ameaça sofrida por equipe de reportagem da Record no Espírito Santo

A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão vem a público manifestar seu repúdio sobre ameaça sofrida por profissionais da TV Vitória, afiliada à Record nesta quinta-feira, 30 de maio, no Espírito Santo. A equipe estava cobrindo uma operação policial no bairro Santos Dumond, em Vitória. Durante boletim ao vivo no programa Cidade Alerta, a reportagem foi surpreendida por supostos criminosos, que fizeram ameaças e exigiram o fim da transmissão (confira o vídeo nas redes sociais da Fenaert).

Sem título

A FENAERT reforça seu compromisso de defesa da liberdade de imprensa e de expressão, sendo contra a qualquer tipo de violência física ou verbal. Agredir um profissional da comunicação, durante o exercício pleno de sua profissão, é ferir a democracia e o direito da sociedade em se informar. Não é aceitável que o trabalho desses profissionais seja interrompido e suas vidas sejam colocadas em risco pelo fato de estarem noticiando fatos. A entidade espera que o acontecimento seja apurado com a máxima brevidade possível pelas autoridades competentes e que casos como esse não se repitam mais.

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