Novidades digitais: podcast, conteúdo feminino e novo romance

Em Brasília, site Metrópoles é mais um a investir na produção de podcast. Em Porto Alegre, Correio do Povo passa a contar com plataforma de conteúdo feminino. Na Grande São Paulo, jornalista lança mais um romance

O que os três projetos acima têm em comum? Eles representam novidades digitais na produção de conteúdo

Site Metrópoles é vai um a investir em produção de podcast

No momento em que até a TV Globo começa a se dedicar a apresentar novidades digitais no âmbito na produção de conteúdo jornalístico, outros veículos de mídia não ficam atrás. Nesta semana, por exemplo, o Metrópoles lançou o podcast ‘Brilhante Sacada‘.

Apresentado por Fernando Braga, gestor de conteúdo do site baseado em Brasília, e Paloma Santos, repórter do mesmo Metrópoles, o ‘Brilhante Sacada’ chega em formato de temporada. A primeira se propõe a contar em 14 episódios semanais histórias de empreendedorismo, negócios e inovação. Para isso, presidentes e fundadores de empresas serão entrevistados.

Correio do Povo lança plataforma de conteúdo feminino

A onda de novidades digitais também chegou para os lados do Lago Guaíba, em Porto Alegre, em meados de agosto. Com sede na capital gaúcha e nativo da mídia impressa, o Correio do Povo lançou o Bella+, site com conteúdos voltados ao público feminino.

O Bella+ conta com reportagens e artigos. Os materiais são organizados em cinco editorias: ‘Moda & Beleza’, ‘Estilo de Vida’, ‘Relacionamentos’, ‘Negócios & Finanças’ e ‘Bem-Estar’. Para a coordenadora do projeto, Katía Alves, a plataforma chega para suprir “o que a mulher precisa, ou acredita que precisa, o que ela busca”.

Em formato de livro digital, jornalista apresenta novo romance

Morador de Suzano, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, o jornalista Lucas Eliel também protagoniza ação no combo de novidades digitais. Nesta semana, ele disponibilizou o seu mais novo livro Claraboia – O Forno Sacrificial. Detalhe: a obra é ofertada em formato e-booksendo sua aquisição possível por meio da Amazon.

Claraboia – O Forno Sacrificial é um romance, tendo a história de investigação policial com aventura. “É início de primavera na friorenta Detetives, nos mais altos montes da Serra Mais Alta. Claraboia está entediada, estragando todas as suas perucas, quando surge uma nova investigação. A detetive é apresentada ao estranho caso de um CEO assassinado ao se sentar em um puff com uma armadilha mortal em seu interior: um espelho”, informa a sinopse.

Fonte: Comunique-se.com

Fake news são reforçadas por falsas memórias

Um estudo sobre falsas memórias feito com 3.140 participantes destaca o risco de fake news se espalharem pelas mídias sociais.

 
Voluntários foram informados de uma história inventada sobre cartazes de campanha que está sendo destruído depois de ter sido encontrado para ter sido financiado por um americano
Na semana que antecedeu o referendo irlandês sobre a lei do aborto de 2018, os voluntários foram informados com fake news. 

Cada participante recebeu seis reportagens, duas das quais falsas. A votação acabou por tornar os abortos legais na República da Irlanda.
 
Quase metade afirmou ter tido memórias anteriores de pelo menos um dos eventos inventados.

E muitos não questionaram suas falsas lembranças, mesmo depois de terem sido informados de que os artigos que tinham lido poderiam ser falsos.

"A memória é um processo reconstrutivo e estamos vulneráveis à sugestão que distorce nossas lembranças, sem nossa percepção consciente", disse Gillian Murphy, da University College Cork.

"Os eleitores são vulneráveis não apenas a acreditar em uma notícia falsa, mas também a relembrar falsamente que o evento [inventado] realmente aconteceu", disse Gillian Murphy, da University College Cork, em entrevista à BBC.
 
Fonte: Portalimprensa.com

Panorama: Com expansões já programadas, Massa FM e Band FM geram expectativas no mercado neste mês de setembro

São Paulo - O território paulista será palco das expansões previstas para as duas marcas, áreas com grande concentração populacional

Setembro deverá ser um mês que manterá o ritmo acelerado de novidades no mercado de rádio em todo o país. E duas redes já contam com expansões significativas e programadas para este mês. Conforme o mercado tem acompanhado, a Massa FM 92.9 de São Paulo está em fase final de implantação de sua estrutura e tem a sua estreia prevista para o próximo dia 25, marca que também chegará a Baixada Santista. Já a rede liderada pela Band FM 96.1 iniciará um processo de expansão pelo interior paulista. Acompanhe:

Desde a confirmação da aquisição da 92.9 FM pelo Grupo Massa, uma série de eventos tem ampliado a expectativa para a chegada da marca ao principal mercado de rádio da América Latina, como notícias que envolveram a formação de equipe, organização de sua estrutura técnica/sede, entre outros detalhes.

O que se sabe até o momento é de que a 92.9 FM seguirá com a programação atual da Feliz FM até o próximo dia 22 e, segundo informações extraoficiais, a tendência é de que a Massa FM oficialize a sua chegada no dia 25 de setembro. 

A estreia será acompanhada pela inauguração da Massa FM 102.1 de Santos, fato que fará a rede nascer de uma só vez em duas regiões que possuem uma grande integração econômica e social (Grande São Paulo e a Baixada Santista). Detalhe: as duas FMs paulistas acrescentarão cerca de 23 milhões de pessoas à área populacional atingida pela Massa FM (que hoje está estimada cerca de 17 milhões de habitantes).

Clique aqui e veja a lista de emissoras que integram a Massa FM

Band FM rumo ao interior

Com uma rede já extensa em território paulista (19 emissoras operando atualmente com sua marca), a Band FM anunciou que herdará quatro afiliadas que estavam com a Transamérica Hits. A expectativa é de que essas novas estações integrem a rede Band FM a partir deste mês de setembro. São elas: Band FM 91.1 de Mogi Mirim / Itapira, Band FM 88.7 de Sertãozinho / Barrinha, Band FM 98.7 de Avaré e Band FM 93.3 de Mococa.

Detalhe para o leste do estado: hoje apenas com a Band FM 106.7 de Campinas, a rede contará com uma forte ampliação de sua cobertura nessa importante área de São Paulo. A Band FM 91.1 de Mogi Mirim / Itapira encontra área de cobertura da Band FM de Campinas nas proximidades com Jaguariúna e Cosmópolis, estendendo a abrangência da rede até a proximidade com as regiões de São João da Boa Vista e Casa Branca, onde já é possível sintonizar a 93.3 FM de Mococa.

Contando com a Grande Campinas, esta faixa do estado de São Paulo tem uma população residente que supera a marca de 5 milhões de habitantes.

Outro detalhe importante é a 88.7 FM de Barrinha. Apesar de ser uma emissora de baixa potência, a futura Band FM 88.7 atinge com certa facilidade as cidades de Sertãozinho (cuja população já supera os 135 mil habitantes) e Jaboticabal (acima de 75 mil habitantes).

Avaré, com mais de 90 mil habitantes, também é um acréscimo importante para a cobertura da Band FM, praça que é explorada por várias redes nacionais.

Veja aqui a lista de FMs que integram atualmente a rede Band FM

Fonte: Tudoradio.com

Para se recuperar, Grupo Abril terá de vender a revista Exame

Plano de recuperação judicial da empresa de mídia foi, finalmente, aprovado pelos credores. Grupo Abril terá que se desfazer de ativos, entre eles a marca Exame

Assembleia realizada nesta semana no Club Homs da Avenida Paulista, em São Paulo, definiu os próximos passos do Grupo Abril. O conglomerado de comunicação havia entrado com pedido de recuperação judicial em agosto de 2018. Após um ano, a solicitação foi atendida pela maioria absoluta dos credores. Há, contudo, contrapartidas. A empresa terá que vender a Exame e outros ativos.

Em relação à Exame — unidade de negócios que conta com revista impressa, site e organização de eventos –, o Grupo Abril tem o prazo de quatro meses para vender a outra corporação. A empresa que foi fundada e por décadas gerida pela família Civita terá, ainda, que abrir mão de outros dois negócios. Precisará vender imóveis que mantém em Campos do Jordão (SP) e do imóvel onde funciona a sede da companhia na Marginal Tietê, na capital paulista.

Dívida bilionária

O montante a ser arrecado com as vendas da marca Exame e dos imóveis, o Grupo Abril terá a obrigação de pagar credores (inclusive de ex-funcionários que levaram calote) e empréstimos tomados junto a instituições financeiras. Eventualmente, o valor arrecado poderá compor o caixa da empresa de comunicação que, há um ano, revelou ter acumulado dívida de R$ 1,69 bilhão — e avisou que não conseguiria pagar.

Reportagem veiculada pelo site da Exame, que ainda pertence ao Grupo Abril, destaca que na assembleia desta semana “o plano [de recuperação judicial] foi aprovado com 92% de representação no valor da dívida e 96% de representação no número de credores”. Os credores, de acordo com a publicação, estão organizados em quatro núcleos: ex-funcionários, bancos, prestadores de serviços editoriais e outros fornecedores.

Fonte: Comunique-se.com

Conteúdo digital: reforços no MyNews e Globo na era dos podcasts

Ambiente digital pauta novos projetos de conteúdo. MyNews contrata apresentadores e prepara atração com o publicitário Washington Olivetto. Globo vai além da TV  e coloca jornalistas para produzirem podcasts

Estreias no MyNews

Canal no YouTube criado em 2018 pelo humorista Antonio Tabet e pela jornalista Mara Luquet, ex-contratada da TV Globo e que está concorrendo em três categorias do Prêmio Comunique-se 2019, o MyNews apresentou novidades neste mês de agosto. Com foco em produção de conteúdo digital, o projeto contratou apresentadores e colocou no ar novos programas. Nas últimos semanas, o canal iniciou a produção do ‘Sem Treta’, com Leonardo Sakamoto e Joel Pinheiro da Fonseca. Semanalmente, os dois debatem sobre os mais diversos assuntos. Também passou a exibir o ‘MyNews Games’, com Rodrigo Magal, e ‘Sem Politiquês’, com o jornalista Bruno Boghossian.

Publicitário e youtuber

Mesmo com as estreias de agosto, as novidades do MyNews não param em 2019. O canal já anunciou que o publicitário Washington Olivetto comandará um programa semanal. No formato de revista eletrônica, a atração deverá estrear em outubro ou novembro, conforme registra Alexandre Zaghi Lemos em reportagem para o site Meio & Mensagem. “O programa é o que foi a minha vida. Eu sempre fiz publicidade e marketing me realimentando das outras coisas. Então, o programa tem publicidade e marketing, mas, principalmente, o que realimenta isso. Como se chegou nessa música? Como se chegou nesse filme?”, disse o futuro youtuber.

Globo na era dos podcasts

Empresa de comunicação que até hoje reluta em ter divulgado materiais que não estejam vinculados em suas mídias proprietárias, a TV Globo investe em conteúdo digital. Nesta semana, a emissora passou a produzir podcasts. Ao todo, são programas, que chegam para preencher uma grade ativa de segunda a sábado. Os materiais em áudio ficam disponibilizados no G1 (site mantido pelo Grupo Globo) e nos aplicativos Spotify, app do iPhone e Google podcasts. Âncora do ‘Jornal da Globo’, Renata Lo Prete foi responsável por inaugurar essa fase da Globo. Ela é apresentadora de ‘O Assunto’, que terá uma nova edição a cada segunda-feira. Na estreia, ela falou sobre a “Amazônia em chamas”.

Fonte: Comunique-se

Prêmio CBN de Jornalismo Universitário: inscrições abertas

Ideia da emissora é descobrir talentos da imprensa e aproximá-los da produção em áudio. 11ª edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário recebe inscrições até sábado, 31

“O papel do jornalismo no combate à violência contra a mulher”. Esse é o tema da edição deste ano do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. Com o propósito de desvendar novos profissionais da comunicação e fazer com que fiquem próximos do meio radiofônico, a premiação recebe inscrições até a noite de sábado, 31.

Como o nome sugere, o Prêmio CBN de Jornalismo Universitário é reservado a estudantes devidamente matriculados em cursos de graduação em comunicação social. A inscrição pode ser feita de modo individual ou em grupo composto por até três integrantes. Uma mesma pessoa, porém, não pode aparecer inscrito em trabalho individual e em grupo. Deve-se optar por apenas uma modalidade.

“Trabalhos elaborados por equipes devem conter a indicação de todos os participantes na ficha de inscrição, mas devem ser inscritos no nome de apenas um componente, que será identificado como coordenador do grupo”, pontua a equipe responsável pela organização da 11ª edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário.

Como participar?

Para participar do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário 2019, os estudantes interessados devem se inscrever por meio de formulário disponível no site da emissora. Além de informar dados pessoais, como nome e número de matrícula na faculdade, é necessário inserir reportagem em áudio com o tema “O papel do jornalismo no combate à violência contra a mulher”.

O conteúdo em áudio precisa seguir especificações técnicas. O formato do arquivo tem que ser MP3, com taxa de amostragem de 128kbps. O material deve ter duração de no máximo cinco minutos. Mesmo reservado a estudantes, a equipe da emissora enfatiza que a “reportagem deve ser inédita, ou seja, não pode ter sido veiculada anteriormente em qualquer veículo de comunicação, mesmo que acadêmico”.

Premiação

Os vencedores do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário serão divulgados pela emissora de rádio em 1º de outubro. Três trabalhos serão contemplados pelo veículo de comunicação pertencente ao Grupo Globo. Segundo e terceiro colocados receberão certificados e terão as reportagens veiculadas pela emissora. O primeiro colocado terá combo de contemplações.

 

“Primeiro colocado: o vencedor (ou vencedores, no caso de grupo) receberá um troféu e iPhone e fará uma visita supervisionada, até o final de 2019, para acompanhar o funcionamento da CBN, com as despesas de passagem e hospedagem pagas; veiculação do material na programação da CBN; e ganhará um certificado de participação”, informa a equipe da CBN.

Fonte: Comunique-se.com

SET Expo 2019 | Feira é aberta nesta terça (27) e cerimônia do SET Expo terá nomes da Amazon, YouTube, Rede Globo e NHK

São Paulo - Programação da cerimônia de abertura será iniciada a partir das 09h00, marcando o início da feira. Congresso foi iniciado ontem (26)

Nesta terça-feira (27) será iniciada oficialmente a Feira de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, com cerimônia de abertura realizada a partir das 09h00 de hoje. Nomes de empresas de tecnologia e comunicação como YouTube (Google), Amazon e NHK estarão entre osentrevistados da cerimônia de abertura da feira do SET Expo 2019. O congresso, que assim como a feira é realizado no Expo Center Norte (zona norte da capital paulista), foi iniciado nesta segunda-feira (26). 

A cerimônia de abertura, que será realizada logo mais, será aberta por Carlos Fini, presidente da SET que será as boas vindas aos congressistas e participantes da feira. Na sequência, Álvaro Pereira Jr, jornalista da Rede Globo, representará o veículo e entrevistará três executivos: Patrícia Muratori (head do YouTube no Brasil, empresa ligada ao Google), Marcelo Pinto (Amazon) e Kohei Kambara (pesquisador do SRTL - Science & Technology Research Laboratories da NHK).

Na sequência, como é tradição no SET Expo, será aberta a feira de serviços. Segundo a organização, neste ano serão mais de 400 marcas presentes, inclusive com várias marcas conhecidas do mercado de rádio. "Durante a SET EXPO, as principais marcas trazem ao mercado brasileiro seus lançamentos e os usuários têm a oportunidade de conhecer as novas tecnologias e experimentar muitas destas novidades. Neste ambiente de inovação, os grandes investimentos do mercado se consolidam anualmente no SET EXPO", diz Cláudio Younis, vice-presidente da SET.

A abertura da feira também marca mais duas novidades, conforme já noticiadas pelo tudoradio.com. A feira será palco da SET Arena, que oferecerá gratuitamente palestras e workshops aos visitantes ministrados pelos próprios expositores e parceiros, podendo contar com 60 pessoas em cada uma das 30 palestras e workshops. Já o congresso conta com o SET Tech Break, evento composto por palestras voltadas aos inscritos no congresso e que ocorrerão no intervalo do almoço, com direito a uma caixa de lanche aos participantes.

Hoje tem encontro com o ministério

As 15h40, na sala 11, o Congresso SET Expo 2019 contará com um encontro que envolve o MCTIC e a Anatel. Na programação será apresentada a atualização e a discussão de temas como a regulamentação do Canal de Rede; a emissão da lista de concessionárias e seus canais de rede; a situação da anunciada revisão das Portarias 925, 932, e 26, um balanço da Consulta Pública 24;  o estágio das necessárias correções no Sistema Mosaico e o que mais estiver em pauta.

Tereza Mondino (TM Consultoria) fará a moderação do painel, este que contará com Vinicius Oliveira Caram Guimarães (superintendente de outorga e recursos à prestação - Anatel), Thiago Aguiar Soares (Coordenador-Geral na Secretaria de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC), Marcus Vinícius Paolucci (Diretor do Departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização - DECEF)  MCTIC), Paulo Eduardo dos Reis Cardoso (coordenador de administração de planos básicos de radiodifusão / gerência de espectro, orbita e radiodifusão - ORER) e Geraldo Cardoso de Melo (engenheiro consultor da TV Alterosa e representante da Regional Sudeste da SET).

O primeiro dia…

O congresso foi iniciado nesta segunda-feira (26), com 16 painéis já apresentados. Entre os destaques acompanhados, o painel "Produção de conteúdo online: um mercado que cresce a cada dia", teve a participação de Fernanda Siqueira, do YouTube; "Consumo de mídia e conteúdo na era das multitelas", com Luís Camargo, do Google; "Distribuição Audiovisual em 4G/5G", com Cristiano Akamine, Ph.D em engenharia elétrica e pesquisador do assunto, e "Next gen: novas tecnologias para a TV digital", com Liliana Nakonechnyj.

E o rádio?

Além de algumas programações que interessam o rádio em paralelo (ou diretamente em alguns temas discutidos), quarta-feira (amanhã, dia 28) é o dia chave para o veículo no SET Expo 2019. O tudoradio.compreparou o guia de programação do SET Rádio para que os radialistas e radiodifusores congressistas acompanhem todos os detalhes dos painéis voltados ao rádio. Clique aqui.

Fonte: Tudoradio.com

 

Brasil registra aumento de 7,41% nas assinaturas de banda larga fixa em 2018

Apesar da crise econômica, o setor de serviços de banda larga fixa fechou 2018 com aumento no número de contratos. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), houve crescimento de 7,41% na quantidade de contratos no segmento. 

O aumento corresponde a 2,14 milhões de assinaturas a mais. Com isso, o país atingiu 31,05 milhões de contratos ativos no serviço no encerramento do ano.  

Apesar do índice final em alta, o setor registrou queda de 0,48% (149,38 mil) em dezembro em relação ao número de contratos em novembro. 

O estado do Amazona foi o que teve maior aumento de assinaturas no ano: 13,83% ou 39,01 mil linhas. A Paraíba aparece logo atrás (38,97 mil, crescimento de 13,43%). Os estados de Rondônia e Roraima foram as exceções nessa evolução. O primeiro teve retração de 0,37%, menos 0,5 mil contratos, no segundo, a diminuição foi de 2,60%, correspondendo a 0,9 mil contratos a menos. 

O Grupo Claro lidera em volume de assinantes (30,15%), seguido pela Vivo (24,41%) e pela Oi (19,31%). A líder também foi a única a registrar crescimento no número de contratos (5,25%). Nas demais, a diminuição foi de -0,07% e -4,92%, respectivamente.

Ao assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes destacou a necessidade de o Brasil ampliar o acesso aos serviços de banda larga na internet.  "Este é um dos esforços que a gente tem de fazer", afirmou Pontes em seu primeiro dia no cargo.

Acesse os dados divulgados pela Anatel.

Fonte: Portalimprensa.com

Tendências | Levantamento da Triton Digital detalha o consumo de Podcasts no Brasil

São Paulo - Mais de 90% do consumo de podcasts é feito através de smartphones. Inventário de publicidade programática já conta com 2,4 milhões de oportunidades de anuncio em sete dias

A Triton Digital, empresa internacional voltada ao setor de áudio digital, realizou um levantamento que mostra um mapa do consumo atual de podcasts no Brasil, dentro do ambiente auditado pela marca. Várias pesquisas apontam a relevância desse novo formato e como ele atua em sinergia com o mercado de rádio. Porém, todos esses dados de consumo ainda são majoritariamente sobre os mercados norte-americano e europeu. No levantamento feito pela Triton Digital, é possível aferir esse consumo no Brasil, já que a empresa cobre uma parcela considerável dos produtores de conteúdo nesta área. 

Segundo o levantamento Podcast Metrics (PCM) da Triton Digital, 90,4% do consumo de podcast no Brasil vem de smartphones, contra apenas 6,2% de desktops e 3,4% para outros dispositivos. E parte do consumo está curiosamente concentrado em dispositivos do sistema operacional iOS (Apple/iPhone): 49% desse volume no Brasil é em aparelhos com este sistema operacional, contra 51% no Android. 

O número chama a atenção pelo fato de o Android ter a maior concentração de smartphones ativos no Brasil (percentual que geralmente está cima dos 80%). Ou seja, o consumo de podcasts veio primeiro para usuários de iOS, tendência que já foi observada anteriormente em outros países, mas há a expectativa de que o Android avance e amplie de forma significativa os valores de consumo dessa plataforma no Brasil.

Em relação a localidade, segundo o Podcast Metrics (PCM) da Triton Digital, 89,2% do consumo dos podcasts brasileiros estão concentrados em território nacional, contra 3,6% de audiência originada nos Estados Unidos, 0,6% em Portugal e 6,6% em outros países.

 

Média de consumo e comportamento

O Podcast Metrics (PCM) da Triton Digital aponta que a duração média de um podcast no Brasil é de 29 minutos e a média de minutos de conteúdo baixado pelos usuários é de 20 minutos. E o número médio de download por ouvinte (por dia) é de 2,3. A medição considera o Triton Top 500 episódios, ou seja, é uma aferição de todos os podcasts que estão dentro da plataforma de medição da empresa.

Para se ter uma ideia, o episódio de podcast mais baixado no Brasil (e que está dentro do ambiente de aferição da Triton) conta com 54,9 mil downloads líquidos diários, sendo que esse podcast em si conta com uma duração de 51,32 minutos. E o segundo conta com mais de 51 mil downloads diários, tendo uma duração de 54 minutos. Para se ter uma ideia da grande variação, o terceiro podcast/episódio de maior audiência (acima de 43 mil downloads diários) conta apenas com 3,48 minutos.

O levantamento é referente a julho deste ano.

Inventário programático de Podcasts no Brasil

Uma forma de monetizar um podcast é através de publicidade programática, podendo ser disparada como pré-roll (anuncio no inicio do episódio), post-rolls, ou em intervalos programados (determinados) pelo gerador de conteúdo. Esse inventário fica disponível para agências digitais e anunciantes, processo que já está em curso no Brasil em streamings ao vivo (live, inclusive rádio) e podcasts.

Desses episódios de podcasts disponíveis para publicidade programática, a Triton Digital fez um levantamento da audiência e do volume de oportunidades para o mercado.

Tendo como fonte a Yield-Op Analytics da Triton Digital, de 14 a 20 de agosto deste ano, a audiência em usuários únicos nesse universo de podcasts com inventário programático foi de 488 mil, gerando 2,4 milhões de oportunidades para os compradores desse formato de mídia.

O conteúdo de publicidade em áudio programático é executado com base no perfil do ouvinte, com publicidade de interesse local (ou seja, pode ter variação na língua dependendo da localização da audiência). Com isso, segundo esse mesmo levantamento, 98,39% do inventário em publicidade programática foi em português, mas também houve disponibilidade em espanhol (1,53%), inglês (0,05%) e francês (0,04%), isso entre 14 a 20 de agosto.

E a plataforma utilizada para consumo de podcasts com mídia programática disponível não difere do comportamento da totalidade do consumo no Brasil, ou seja, 97,1% dessa audiência vem de smartphones, seguido por apenas 1,5% de desktop, 0,03% de caixas de som inteligentes (smart speakers) e 1,36% para outros dispositivos não identificados.

Formatos 

Dentro da analise do inventário programático de podcasts, o levantamento da Triton Digital detalhou os formatos de episódios executados no Brasil. Temas relacionados com televisão dominam a audiência, com mais de 45%, seguido por noticias e política com valor próximo a 35%. O formato considerado talk rádio" aparece com mais de 15% desse consumo entre 14 e 20 de agosto de 2019. 

 

Fonte: Tudoradio.com

 

Exposição celebra a trajetória de Vladimir Herzog

Realizada em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, exposição do Itaú Cultural reúne fotografias, reportagens e depoimentos de amigos e familiares que conviveram com o jornalista

Do fim ao começo. É assim que a história de Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar brasileira, será contada na 46ª edição do programa Ocupação, que entra em cartaz quarta-feira (14.ago.2019) no Itaú Cultural, na Avenida Paulista. A morte do jornalista, que tornou-se um símbolo da luta pela democracia no Brasil, é o ponto de partida de uma exposição que celebra a trajetória de Vlado. A entrada é gratuita e a mostra ficará em cartaz até 20.out.

A exposição, realizada em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, reúne fotografias, reportagens e depoimentos de amigos e familiares que conviveram com o jornalista ao longo de seus 38 anos de vida. Os visitantes também terão contato com a produção jornalística e audiovisual de Vladimir que, desde o início de sua carreira, tinha interesse pela linguagem multimídia. Um teaser da exposição está disponível aqui.

Vlado Herzog nasceu em 27 de junho 1937 em uma cidade localizada na antiga Iugoslávia, atual Croácia. Em decorrência da Segunda Guerra Mundial, ele e sua família deixaram seu país de origem. Primeiro, viveram na Itália. Quando o país foi ocupado pelas tropas aliadas, mudaram-se para o Brasil.

Vlado, ao contrário do que muitos pensam, não era um apelido, mas o nome de registro do jornalista

Vlado, ao contrário do que muitos pensam, não era um apelido, mas o nome de registro do jornalista. Durante a juventude, Vlado passou a assinar como Vladimir “porque lhe parecia menos exótico aos ouvidos brasileiros”, segundo sua biografia. Com o passar dos anos, seu nome oficial tornou-se a maneira como pessoas próximas o chamavam carinhosamente.

Vladimir Herzog formou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 1959. No ano seguinte, começou sua carreira como repórter no jornal O Estado de S. Paulo. Em 1964, dois meses antes do golpe militar, casou-se com Clarice. Em 65, Vladimir foi convidado para trabalhar na BBC em Londres, na Inglaterra, onde nasceram seus dois filhos: Ivo e André.

A família voltou para o Brasil no final dos anos 60, quando a ditadura militar entrava em sua fase mais violenta. O retorno aconteceu para que Vladimir assumisse o posto de diretor de jornalismo TV Cultura. Na mesma época, ele começou a dar aulas de jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP. No final de outubro de 1975, militares o convocaram para prestar depoimento no DOI-CODI, em São Paulo, por conta de seu trabalho à frente da emissora e sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro.

Vlado passou a assinar como Vladimir “porque lhe parecia menos exótico aos ouvidos brasileiros”

Na manhã de 25 de outubro, Vladimir Herzog se apresentou voluntariamente no prédio localizado na rua Tomás Carvalhal, no bairro do Paraíso, em São Paulo. Às 15 horas, o Serviço Nacional de Informações declarou que Vladimir Herzog havia cometido suicídio no DOI-CODI. A foto do jornalista enforcado com os joelhos  encostando no chão e as marcas de tortura observadas pelo rabino Henry Sobel — líder da comunidade judaica da qual Vladimir era membro — durante a preparação para o enterro, indicavam que a versão oficial não era verdadeira. Em 2012, o fotógrafo Silvaldo Leung Vieira confirmou em sua primeira entrevista à imprensa que a cena fora montada.

A morte de Vladimir gerou comoção e mobilizou a primeira grande manifestação contra as práticas da ditadura militar desde 1968, quando o AI-5 foi decretado. A despeito das tentativas do governo de dificultar o acesso ao local, milhares de pessoas se reuniram diante da Catedral da Sé, no centro de São Paulo, para o culto ecumênico de 7º dia em memória do jornalista, celebrado em 31.out.1975.

A certidão de óbito de Vladimir só foi retificada em 2013, a pedido da Comissão Nacional da Verdade.
No lugar de “enforcamento por asfixia mecânica”, o documento traz como causa da morte “lesões e maus-tratos sofridos durante o interrogatório nas dependências do segundo Exército DOI-Codi”.

Serviço

O quê?
Ocupação Vladimir Herzog

Quando?
De 14 de agosto até 20 de outubro

Custo?
Entrada gratuita

Onde?
Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, Paraíso – São Paulo/SP)

Fonte: Comunique-se.com

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