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Anatel realiza audiência pública para discutir proposta que regulamenta radiodifusão

Brasília - Reunião foi realizada na terça-feira com representantes da radiodifusão

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou na terça-feira (30), em Brasília, uma audiência pública com representantes da radiodifusão para debater pontos da Consulta Pública 24/2019, que prevê a elaboração de nova regulamentação técnica do setor, redefine regras de competência da Anatel e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e atualiza procedimentos técnicos e administrativos dos processos.

A Anatel defende a revogação de 35 regulamentos da Agência e a simplificação do uso do espectro radioelétrico. A representante da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Tereza Mondino, pediu que a Anatel convide o setor de radiodifusão para participar da elaboração das propostas. A consulta pública está em vigência e está recebendo contribuições até o dia 16 de agosto. O tema da consulta tem como foco principal a migração AM-FM, com a destinação da faixa estendida e a reavaliação das regras de viabilidade e relações de proteção.

Durante a sessão, a ABERT destacou que a migração AM-FM, na faixa estendida, proporcionará a sobrevivência das emissoras que operam nas ondas médias. O diretor de Rádio André Cintra informou que a Associação encomendou um estudo ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que constatou a permanência dos canais 5 e 6 da TV analógica (que ocupam o espectro entre 76 e 88 MHz) em alguns municípios, o que pode gerar problema para a migração das emissoras.

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O conselheiro da Anatel, Aníbal Diniz, disse que já teve acesso aos estudos e garantiu: "Em alguns municípios, distante dos grandes centros, permaneceu o canal 5. Em outros, o canal 6. Portanto, é possível usar a faixa adicional ou no canal 5 ou no 6”.

O gerente Jurídico da ABERT Rodolfo Salema destacou que as medidas propostas devem desburocratizar e simplificar a regulamentação dos serviços de radiodifusão. Salema ressaltou ainda a necessidade de preservação da competência do Conselho Diretor da Anatel para tratar e deliberar sobre matérias de natureza político-regulatória.

Comitê técnico da AESP debateu o tema

Comitê Técnico AESP realizou uma reunião online no dia 19 para debater a consulta pública. O encontro com especialistas do setor tratou do relatório técnico do CPqD, que avaliou receptores FM foi encomendada pela ABERT, com as ponderações da maior parte dos integrantes do grupo, fizeram alusão à diminuição das relações de proteção entre as emissoras FM, com a proposta de aproxima-las e sendo possível a colocação de maior número de novas emissoras, ainda que em segundo canal adjacente, (por exemplo 86.5 e 86.9 MHz na faixa estendida)  com um distanciamento mínimo dependente das classes e potências da emissoras envolvidas.

Fonte: Tudoradio.com

Multimídia, novo telejornal põe em prática conceito de “uma só Band”

Bora SP’ terá apresentação de Joel Datena e Laura Ferreira. Levando em consideração o conceito “uma só Band”, telejornal contará com transmissão no YouTube e dará vez a conteúdos e profissionais oriundos de outros veículos do grupo

O público da região metropolitana de São Paulo passa a ter mais uma opção de telejornal pelas manhãs. Telejornal, não. Noticiário que visa ser um produtor de conteúdo multimídia. Com esse pensamento, a Band levará ao ar a partir da próxima segunda-feira, 5 de agosto, o ‘Bora SP’. No ar de segunda a sexta, das 7h às 9h, e com transmissão simultânea pelo YouTube, o programa será apresentado por Joel Datena e Laura Ferreira. Além da dupla na bancada, a atração chega para colocar em prática o conceito batizado de “uma só Band”. Para isso, fará uso de materiais vindos de outros veículos do Grupo Bandeirantes — como Rádio Trânsito e Arte 1. Contará, ainda, com presenças de comunicadores nativos de outras mídias, caso do “curioso” Marcelo Duarte, da Rádio Bandeirantes e BandNews FM.

Os detalhes do ‘Bora SP’ foram apresentados à mídia especializada e ao mercado publicitário em coletiva organizada pela Band no início na tarde desta terça, 31. Tendo por propósito se pautar com o que ocorre na Grande São Paulo, o programa teve o Mercadão Municipal da capital paulista — mais especificamente o bar Mortadela Brasil — como palco para o evento de lançamento. Conduzido pelo gerente de comunicação do Grupo Bandeirantes, André Rizzatto, o encontro reuniu os dois apresentadores, André Luiz Costa (diretor-executivo de jornalismo da Band) e Caio Luiz de Carvalho (diretor geral da emissora na praça São Paulo). O quarteto reforçou que o telejornal buscará ser ágil e dinâmico, além de valorizar uma linguagem simples e dar voz ao público, que poderá participar de diversas formas.

O ‘Bora SP’ irá ao ar de segunda a sexta, das 7h às 9h

A agilidade do ‘Bora SP’ será acompanhada para além da telinha. Ao responder questionamento feito pela reportagem do Portal Comunique-se, André Luiz Costa explicou as razões que levaram a transmitir o programa no canal de jornalismo da Band no YouTube. “É o caminho interligar as mídias, com gente da internet sendo impactado pelo conteúdo vindo da TV”, contou. “Vemos que podemos aumentar o nosso alcance em todas as mídias”, reforçou o executivo. Além da plataforma de vídeos do Google, o mais novo produto jornalístico já possui contas ativas no FacebookInstagram e Twitter. O espectador poderá interagir por meio das páginas nas redes sociais e mandar mensagens via WhatsApp, pelo número 11 999-010-203. Pelas mídias digitais, a interação com o público se dará ao longo de todo dia, pontua o diretor.

Fã de Mazzaroppi

A começar pelo nome, o mais novo telejornal da Band quer fazer uso de uma comunicação simples para se destacar junto à audiência. Bordões e até gírias estarão liberadas. Para isso, Joel Datena foi o escolhido para ser o titular na bancada. Com experiência à frente de programa de pesca, na versão goiana do ‘Brasil Urgente’ e como folguista da edição nacional do noticiário policial, ele revela que não se espelha em nenhum profissional da imprensa para se moldar enquanto comunicador. Na coletiva, ele destacou que tenta seguir no telejornalismo o modelo de trabalho desempenhado por Amácio Mazzaropi (1912 – 1981) no cinema nacional. “Sou fã dele!”, exclamou o apresentador do ‘Bora SP’. “É impressionante e inacreditável ver o que ele conseguia fazer com uma câmera e uma comunicação simples”, elogiou o icônico ator e cineasta. “E para mim a simplicidade é o segredo de tudo”, complementou o jornalista.

Volta à bancada

Na apresentação, Joel Datena terá a companhia de Laura Ferreira. A estreia do ‘Bora SP’ marcará o retorno de Laura Ferreira à bancada da programação matinal da TV Bandeirantes. Titular do ‘Café com Jornal’ (que a partir da próxima semana será exibido das 6h às 7h) de abril de 2015 a setembro de 2017, ela vinha atuando como editora de meteorologia no ‘Jornal da Band’. “Estou super animada. Vai ser um telejornal leve e dinâmica”, disse. De volta ao posto de apresentadora, ela deixa a função voltada a informações sobre clima e tempo. Área que aliás é ligada a sua formação acadêmica. Graduada na área de ciências atmosféricas pela Universidade de São Paulo (USP), começou a prestar serviços para a mídia. Resultado? Gostou da atividade e, posteriormente, cursou radiojornalismo.

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Os apresentadores na bancada do novo telejornal da Band (Imagem: divulgação/Band)

Reforços internos

Multimídia e pondo em prática a máxima de “uma só Band”. Dessa forma, o ‘Bora SP’ investe em profissionais que atuam em outros veículos do Grupo Bandeirantes. Um exemplo é Maiara Bastianello, que recentemente deixou a BandNews FM para ser repórter exclusiva da nova atração jornalística da TV. Com a mudança de meio, ela revela que vem contando com o apoio de toda “família” do conglomerado de mídia. Agora dedicada à televisão, tem recebido dicas e conselhos de profissionais como Sônia Blota, Juliano Dip e Fabio Pannunzio. Na nova função, ela tem se dedicado à produção de videorreportagens. Materiais que poderão ser aproveitados diretamente pelas páginas do telejornal nas redes sociais. “Cada vez mais a gente é multimídia. A gente está na rua e já tem esse olhar: já tira uma foto de bastidor e publica”, exemplifica.

Apresentador do ‘Você é Curioso’ (Rádio Bandeirantes) e ‘É Brasil Que Não Acaba Mais’ (BandNews FM), Marcelo Duarte é outro reforço interno do Grupo Bandeirantes de Comunicação para o ‘Bora SP’. Na atração televisiva, ele terá um quadro, batizado de ‘CurioCidade’. Semanalmente, ele destacará algo curioso relacionado a algo ou alguém da Região Metropolitana de São Paulo. Sobre esse trabalho, ele já adiantou o tema da estreia do quadro. “Começo apresentando uma colecionadora de quebra-cabeças, que está no Guinness Book. É uma história muito divertida porque muita gente monta um quebra-cabeça e depois desmonta e guarda na caixa. Essa colecionadora, não. Ela tem um quarto reservado na casa para deixar em exposição todos os quebra-cabeças que ela já montou”, adiantou o curioso jornalista, que seguirá desempenhando suas funções no meio radiofônico.

Time completo

Fora Maiara Bastianello e Marcelo Duarte, o ‘Bora SP’ contará com outros repórteres e comentaristas. Confira, abaixo, o time completo que aparecerá à na tela da Band a partir de 5 de agosto:

  • Apresentadores. Laura Ferreira e Joel Datena;
  • Repórteres. César Cavalcante, Igor Calian, Maiara Bastianello, Pedro Pannunzio e Leonardo Zvarick;
  • Boletim esportivo. Bernardo Ramos (editor-executivo de esportes das rádios do Grupo Bandeirantes);
  • ‘Giro da Quebrada’. Quadro realizado em parceria com a Agência Mural de Jornalismo nas Periferias;
  • ‘Bora Trabalhar’. Quadro sobre dicas de recolocação e qualificação profissional, sob comando de Juliene Salvan (gestora de recrutamento e seleção do Grupo Bandeirantes);
  • ‘SPets’. O mundo pet tratado de forma descontraída pela veterinária Manu Karsten. Contará com edições semanais.

Além de equipe fixa e quadros, o ‘Bora SP’ fará uso de jornalistas e produtos de outros veículos da casa. Profissionais das rádios Bandeirantes e BandNews FM, por exemplo, poderão fazer participações ao vivo no telejornal. Materiais produzidos pelos canais Arte 1, BandNews TV e Terra Viva também poderão ter vez na televisão aberta. A equipe do Arte 1, por exemplo, será responsável por um boletim semanal com os principais destaques da agenda cultural da região. O pessoal do Terra Viva, por sua vez, vai liderar o quadro ‘São Paulo e o Agro’. Estratégias que mostram que o noticiário chega com o propósito de ser multimídia e transformar as redações da empresa em “uma só Band”.

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