70 anos da TV brasileira: uma história de inovação, conquistas e confiança do público

Em 18 de setembro de 1950, a TV Tupi nascia no Brasil. Fundada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, a emissora fez sua primeira transmissão no Alto do Sumaré, em São Paulo. Passaram-se 70 anos desde lá. São 70 anos em que a televisão leva às casas brasileiras informação, entretenimento e cultura.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o sexto no mundo a ter uma emissora da TV. Ao longo dos anos, o meio de comunicação foi ganhando cada vez mais popularidade e hoje é o mais consumido pela população. Uma pesquisa do Mídia Dados de 2018 apontou que a penetração da TV aberta no país é de 85%.

É pela televisão que grande parte do público se emociona com jogos de futebol. É a tv que traz para a sala dos brasileiros as telenovelas produzidas em nosso solo e reconhecidas mundialmente. E, claro, é pelos telejornais que muitos se informam todos os dias. Em março, um levantamento do Datafolha mostrou que 61% das pessoas confiavam nas informações sobre a pandemia da Covid-19 veiculada por emissoras de TV, a maior porcentagem de todos os meios de comunicação.

A televisão brasileira passou por muitas modificações desde 1950. Muitas emissoras nasceram e fecharam. As inovações tecnológicas são incontáveis — da primeira transmissão a cores aos sinais digitais, das antigas TVs de tubo à possibilidade de ter a programação na palma da nossa mão em smartphones. Com a TV, os brasileiros puderam ver com seus próprios olhos imagens de momentos históricos pelo mundo.

E ainda veremos muito mais nos próximos 70 anos, pois os profissionais de televisão continuarão trabalhando para que os brasileiros possam ver o mundo das salas das suas casas. 

Guliver Leão

Presidente da Fenaert - Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão

Assine nossa Newsletter