COVID-19: a luta pelo acesso à informação e o protagonismo da imprensa

Há uma algumas semanas, completamos um ano desde que o primeiro caso de COVID-19 foi identificado no país e, de lá para cá, mais de 290 mil brasileiros já perderam a vida. Ao longo deste triste período, a população brasileira passou outras inúmeras dificuldades e, por um momento, quase se tornou refém da desinformação, quando o governo brasileiro restringiu o acesso a dados sobre a pandemia de Covid-19. Suprimir esses números, tão necessários para avaliar o avanço da situação no país, foi considerado um ataque à população e ao direito fundamental dos indivíduos de ter acesso à informação.

Naquele momento, a imprensa brasileira, zelosa de seu protagonismo social e compromisso com a verdade, firmou um consórcio pioneiro no país para dar transparência aos dados da Covid‑19. Desde 8 de junho, ou seja, quatro meses após a primeiro caso registrado dessa doença, os veículos G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL vem coletando e consolidando números sobre mortes e contaminados, para garantir que estejamos devidamente informados e cientes do que de fato ocorre no país.

Assim, mesmo diante de uma situação difícil, é reconfortante saber que as empresas de comunicação brasileiras batalham pela transparência e ampliação das fronteiras do acesso à informação, bem como entregam um trabalho de excelência apresentando informações necessárias ao combate da pandemia.

Sabemos que todos estão cansados de “ouvir falar sobre a COVID”, mas é somente por meio da informação precisa, atenção ao distanciamento social e respeito aos protocolos de segurança que poderemos combater essa doença, saindo fortalecidos como sociedade e, ainda mais, unidos. Para finalizar, o apelo que vejo necessário fazer neste momento é: continue valorizando os veículos de comunicação, que diariamente entram em sua casa para informar com qualidade, apurando minuciosamente e respeitando os fatos.

 

Guliver Leão
Presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert)

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