2020-02-Banner-Capa

Com foco no rádio híbrido, Kantar IBOPE Media anuncia ferramenta para monitorar audiência online

A Kantar IBOPE Media informou o mercado sobre um passo importante dado pela empresa no monitoramento da audiência de rádio via streaming. Será lançado o “Extended Radio”, solução que, segundo a empresa, vai permitir a  a análise do consumo integrado e a avaliação de performance da concorrência. Trata-se de um movimento que já era anunciado pela Kantar nos anos anteriores, de cobrir a audiência de rádio nos ambientes off-line e on-line, considerando o consumo híbrido do meio. Para o monitoramento, a Kantar contará com a parceria de empresas como Triton Digital e NextDial, especializadas em áudio online. 

Segundo o informe enviado pela Kantar à imprensa, o Extended Radio contará com uma interface simples e online que possibilitará a analise de dados de consumo tradicional e digital das emissoras. A plataforma contará com uma visualização do número total de ouvintes e do tempo médio de consumo por faixas horárias, além de avaliar o desempenho da concorrência. 

Ainda segundo o comunicado, os dados de audiência ao vivo AM/FM são coletados pela Kantar IBOPE Media e os dados vindo dos streaming das emissoras serão coletados e aferidos pelas parceiras Triton Digital e Nextdial, empresas que já atuam nesse segmento e estão presente em algumas das principais rádios do país.

"O rádio vem acompanhando a evolução do consumo de mídia do brasileiro há décadas. Se a atenção do consumidor está cada vez mais fragmentada em tantas mídias, é preciso entender os pontos fortes do conteúdo de áudio em seus diferentes formatos e aproveitar as oportunidades para valorizar os espaços publicitários do meio. O Extended Radio vai facilitar a compreensão desses dados com a análise integrada de um consumo que já é multimidia", afirma Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, em comunicado.

A novidade pode beneficiar o rádio no mercado publicitário, já que há uma demanda crescente por dados em tempo real. A aferição da audiência on-line, com a chancela das empresas envolvidas no Exended Radio (Kantar IBOPE Media, Triton Digital e Nextdial), pode auxiliar o meio em algo que é discutido em vários países

A Triton Digital é uma empresa canadense que recentemente esteve em destaque na imprensa especializada devido ao movimento da gigante iHeartMedia, que adquiriu sua operação. Está em 80 países e nos últimos anos tem expandido a sua atuação no mercado brasileiro, sendo responsável pelo streaming de alguma das principais estações de rádios nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outros. É responsável pelos principais rankings de áudio digital relacionado ao streaming de rádio e também aferição do consumo de podcasts

Já a NextDial é uma startup brasileira que também tem expandindo a sua operação nas principais estações de rádio do país nos últimos três anos, principalmente após a parceria no fornecimento de streaming com a empresa Fabrica Host, levando a aferição para mais de 150 emissoras de portes operacionais distintos. A NextDial é especializada em coleta e aferição do consumo de áudio digital e conta com parcerias em associações como AERPAMIRT, SERT/SC, ABOTT'S, entre outras.

Fonte: Tudo Rádio

Assine nossa Newsletter