Memorando prevê ainda atuação conjunta em ações para massificação da banda larga
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que acompanhou a presidente Dilma Rousseff em visita ao Uruguai, nesta segunda-feira (30), assinou com o governo daquele país acordos de cooperação nas áreas de TV digital e internet em banda larga. O memorando de entendimento inclui parcerias em atividades tecnológicas, científicas, acadêmicas e econômicas. A ideia é investir no intercâmbio permanente de experiências entre os dois países, para que a adoção do padrão nipo-brasileiro de TV digital possa servir como ferramenta de desenvolvimento para ambas as nações.
O documento prevê também o intercâmbio de pesquisadores entre os países, com forte cooperação acadêmica entre universidades e centros de pesquisa, e o apoio a exportação ao Uruguai de bens e serviços ligados à TV digital (softwares e componentes eletrônicos, por exemplo). O acordo prevê ainda a disponibilização do middleware Ginga ao Uruguai, sem cobrança de royalties pelo uso de patentes ligadas ao sistema.
Banda larga
Na área de internet em banda larga, Brasil e Uruguai assinaram um plano de ação conjunta para massificar o acesso à rede nos dois países no período de 2011 a 2015. Entre os pontos do acordo está a troca de experiências sobre os programas de inclusão digital desenvolvidos pelos dois governos.
O Uruguai tem interesse em iniciativas brasileiras como as cidades digitais, a implantação de telecentros comunitários nos municípios e os programas de banda larga nas escolas públicas. Quanto à questão industrial, os dois países vão trocar informações sobre políticas que ampliem o acesso dos cidadãos aos equipamentos que possibilitem o acesso à internet. O acordo também inclui parcerias na área de pesquisa e desenvolvimento científico.
Telesíntese
