Fonte: Comunique-se - Notícias
O Ibope Media lançou na última semana os clusters predefinidos do target group index, com objetivo de contribuir para o trabalho de segmentação desenvolvido por agências e anunciantes. A solução agrupa e classifica os consumidores em sete grupos de consumo, expandidos em 39 subcategorias, que mostram perfis com detalhamento dos temas de maior interesse, valores éticos e meios favoritos de cada.
"A comunicação é um elemento chave para o sucesso das marcas. E para torná-la eficaz é necessário clareza sobre o público-alvo que deverá ser atingido. Nesse processo, informações sobre opiniões, atitudes, comportamentos, hábitos e atividades dos consumidores são fundamentais para um planejamento de mídia mais assertivo", afirmam os responsáveis pelo serviço.
Diretora executiva multimídia do Ibope Media, Melissa Vogel explica que a especificação orienta de forma assertiva a tomada de decisão nos planejamentos estratégicos de marketing e comunicação, contribuindo para planos de mídia mais eficientes. "A partir da segmentação das ações publicitárias nos diferentes meios, podemos pensar em linguagens próprias para cada público, gerando significados diferentes para cada um deles", afirma a executiva.
Os segmentos apresentados pela solução são: finanças, automotivo, moda & beleza, compras, tecnologia, mídias sociais e viagem. Para Melissa, as seções refletem a realidade do mercado brasileiro e foram escolhidas conforme as necessidades de clientes e anunciantes..
"Cinco dos sete segmentos que oferecemos no Brasil também estão presentes em cerca de 20 países onde a Kantar Media atua. É importante ressaltar que os todos os clusters predefinidos foram criados e validados por estatísticas, contando com três equipes dedicadas a eles durante um ano: o Ibope Media, em São Paulo e em Miami, e a Kantar Media em Londres", declarou a diretora.
As informações utilizadas para compor a segmentação relacionaram opiniões, atitudes, comportamento, atividades de compra e lazer, consumo de mídia e uso de tecnologia mais relevantes para cada seção. A partir daí, foram feitas análises fatoriais a fim de entender a correlação entre os conjuntos.
"Essas combinações resultam em agrupamentos de indivíduos com características similares que exibem comportamento homogêneo de consumo, representando 100% da população pesquisada em cada um dos segmentos", finalizou Melissa.
