A rádio mexicana Multivisión (MVS) será a primeira rádio comercial no país a ter um cargo de ombudsman, informou o site do El Universal, nesta terça-feira (17). O jornalista Gerardo Albarrán de Alba, conceituado na área da defesa da liberdade de expressão e com longa trajetória na reportagem, será o responsável pela ouvidoria.
No início do ano, a MVS dispensou a jornalista Carmen Aristegui por comentários feitos sobre um suposto vício alcoólico do presidente Felipe Calderón. Após protestos generalizados, Carmen foi readmitida. O cargo foi originado de um acordo firmado entre a empresa e a jornalista, quando ela reivindicou a necessidade desta função nas negociações para sua volta à emissora.
Albarrán foi entrevistado por Carmen a respeito de seu novo cargo e disse que não iria agir como um censor, mas trabalharia para "promover a transparência de seu cargo, como a consciência ética da emissora". "Espero estabelecer um precedente importante para a radiodifusão privada no México", disse.
A contratação de um ombudsman gerou polêmica nos profissionais da indústria. Eles afirmam que a presença de um ouvidor é uma ação limitadora da liberdade de expressão. Tal posição só constava no país em emissoras públicas e universidades como Canal 22, Canal Onze, Rádio Educação e Universidade de Guadalajara.
Portal Imprensa
