2020-02-Banner-Capa

Em enquete, formatos adultos lideram nas previsões de expansão no rádio brasileiro em 2020

Na esteira do surgimento de novos formatos de rádio e no crescimento de audiência do adulto-contemporâneo em diferentes mercados, a maioria dos participantes de uma enquete realizada pelo tudoradio.com acredita que os projetos de rádio voltados ao público adulto devem passar por uma expansão mais significativa em 2020. O portal questionou os radionautas sobre qual formato de rádio ele acredita que avançará no mercado brasileiro neste ano e o adulto-contemporâneo foi o gênero que apresentou a maior votação, com 27% das preferências. Acompanhe:

Além dos 27% de votantes no adulto-contemporâneo, os formatos voltado ao público adulto receberam ao todo 61% dos votos, sendo a soma entre o primeiro e as opções jovem/adulto-contemporâneo (20%) e adulto/rock (14%).

Projetos populares também receberam uma parte significativa dos votos, onde 17% acreditam numa liderança na expansão desses formatos em 2020. Isso é resultado da soma dos votos nas opções popular/hits (eclético) e popular/sertanejo. Lembrando que o formato de rádio popular também pode ser voltado à faixas adultas do público.

O Jovem/pop, ou aquele que é considerado como Top40 - Pop CHR, recebeu 10% dos votos dos participantes. Se considerar a soma com a opção jovem/adulto-contemporâneo, 30% acredita na liderança na expansão de formatos que dialogam com o chamado público jovem.

Já o Jornalismo, que tem crescido anualmente na participação de audiência no mercado brasileiro (e lidera em países como os Estados Unidos) recebeu 9% dos votos, estes que acreditam numa maior expansão desse tipo de projeto de rádio no Brasil.

Outro formato de rádio que recebeu votos foi o religioso/gospel, este que conta com um elevado número de emissoras no Brasil, além da liderança de audiência em mercados importantes, como no Rio de Janeiro. Entre os participantes, 3% acreditam na liderança desse gênero na expansão em 2020.

Vale ressaltar que a enquete não conta com processo científico de avaliação, sendo apenas uma forma de saber como foi o comportamento dos visitantes do portal perante o tema proposto.

A enquete esteve em vigência entre novembro de 2019 e a primeira quinzena de janeiro de 2020. E o número total de votos foi de 603.

 

A próxima enquete: como vai o streaming?

O streaming, modalidade fundamental de áudio digital para o rádio na internet, tem sido apontado como um complemento importante para as emissoras, seja para faturamento e também para ampliar a audiência.

Executivos das áreas de rádio, pesquisa e tecnologia apontam um crescimento da publicidade direcionada ao áudio digital em 2020, isso com base no mercado dos Estados Unidos.

Mas como as rádios estão trabalhando o streaming no Brasil? Para entender isso, convidamos os ouvintes para responder a pergunta a seguir: "Como você, ouvinte de rádio via streaming, classifica esse serviço oferecido pela sua emissora preferida?"

Para participar basta acessar https://tudoradio.com/enquetes ou responder no menu do portal, localizado na lateral esquerda para quem acessa via desktop e tablets.

 

 

Fonte: Tudo Rádio

Assine nossa Newsletter