O jornalista e radialista Flávio Alcaraz Gomes morreu aos 83 anos na manhã desta terça-feira (5), em Porto Alegre. Alcaraz havia passado por um tratamento contra pneumonia e faleceu em casa.
Considerado um dos grandes nomes do jornalismo do Rio Grande do Sul, Alcaraz Gomes foi diretor das rádios Guaíba e Gaúcha e correspondente internacional da empresa jornalística Caldas Jr. Atualmente, estava vinculado à TV Pampa, no programa Guerrilheiros da Notícia.
Ao longo de sua carreira, publicou diversos livros como Diários de um Repórter, Transamazônica - A redescoberta do Brasil, Eu Vi! Itinerários de um repórter e A rebelião dos jovens.
Como repórter, atuou na Copa do Mundo de 1958, na Suécia e chefiou emissoras de rádio brasileiras no campeonato mundial de 1970, no México. Trabalhou também na Guerra do Vietnã e como correspondente no Oriente Médio e na Europa.
Nascido em 25 de maio de 1927, em Porto Alegre, o radialista formou-se em Direito na UFRGS em 1949. Na década de 1970, cometeu um homicídio e foi condenado a 10 anos de prisão.
Assessoria de Comunicação da Abert