2020-02-Banner-Capa

Tema da convergência do rádio com a tecnologia abre primeira turma de pós-graduação em Radiodifusão do Brasil

Foi com um dos temas mais atuais do mercado, a convergência do rádio com a tecnologia, que a primeira turma de pós-graduação em Gestão em Radiodifusão do Brasil foi inaugurada. São profissionais de todo o país que estreiam no país uma formação inédita, resultado da parceria entre a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão - FENAERT, representante legal das mais de quatro mil emissoras comerciais, e o Centro Universitário Internacional UNINTER.

"O rádio, mídia presente na vida de todos os brasileiros, é reconhecido pela sua indiscutível capacidade de reinvenção, advinda do talento, do trabalho e da resiliência de milhares de radialistas e radiodifusores. A FENAERT acredita que esta especialização traz uma valiosa contribuição para esses profissionais, pois sua grade curricular foi moldada respeitando as especificidades da radiodifusão e seu corpo docente mostrou estar atento aos desafios impostos pelas novas tecnologias e pelas mudanças nos hábitos da audiência", destacou a vice-presidente da FENAERT, Mônica Pereira, representando a entidade durante a Aula Inaugural, nesta segunda-feira (26). A solenidade ocorreu na sede do Grupo Educacional UNINTER - Unidade das Araucárias, em Curitiba, e contou com autoridades políticas e da radiodifusão do país.

Na palestra, o empresário Antônio Rosa Neto, ressaltou que o rádio vive, sim, uma nova era. Por ser o meio mais flexível, o rádio consegue acompanhar a vida moderna e se potencializa com as outras mídias. "A migração do AM para o FM, por exemplo, amplia possibilidade de ouvir o rádio através das ferramentas mobile".

Em debate com participação de professores das primeiras disciplinas, o coordenador de comunicação do curso pela FENAERT, Fernando Morgado, lembrou do pioneirismo do curso, chegando em um momento importante para o Radio, e do legado que vai deixar para o mercado. "Acredito que esse curso vai ajudar não só na capacitação dos profissionais, mas despertar para o interesse pela pesquisa, que deve fazer parte do vocabulário de quem trabalha na área. O estudo que vai ser oferecido aqui vai estimular os profissionais a serem mais curiosos, contribuindo para a busca de soluções para o rádio que queremos no futuro". Morgado é um crítico da metodologia de pesquisas de audiência do meio. "O que existem são pesquisas de recall de marca. Faltam dados que traduzam o efetivo consumo do meio", avalia.
As inscrições para a segunda turma estão abertas e podem ser feitas através do site www.uninter.com/radiosparceiras.

Acompanhe o discurso da FENAERT na íntegra:

A FENAERT, Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão, representante legal das mais de quatro mil emissoras comerciais existentes no Brasil e que tem a formação profissional como um dos seus focos de atuação, orgulha-se em ser parceira desta primeira pós-graduação em Gestão de Empresas de Radiodifusão. Como prova desse orgulho, a FENAERT tem realizado intensos investimentos na divulgação desta iniciativa, visando angariar alunos e demonstrar que o nosso meio permanece dinâmico e atualizado.

O rádio, mídia presente na vida de todos os brasileiros, é reconhecido pela sua indiscutível capacidade de reinvenção, advinda do talento, do trabalho e da resiliência de milhares de radialistas e radiodifusores. A FENAERT acredita que esta especialização traz uma valiosa contribuição para esses profissionais, pois sua grade curricular foi moldada respeitando as especificidades da radiodifusão e seu corpo docente mostrou estar atento aos desafios impostos pelas novas tecnologias e pelas mudanças nos hábitos da audiência.

Além disso, a FENAERT sublinha e saúda a iniciativa da UNINTER de oferecer as disciplina desta pós-graduação também de forma isolada, como cursos de curta duração. Isso permitirá com que mais pessoas, inclusive aquelas sem graduação completa, possam ter acesso a um conteúdo que certamente contribuirá para o desenvolvimento de suas carreiras e das emissoras onde trabalham.

Por fim, a FENAERT acredita que a educação à distância, setor no qual a UNINTER é referência, é a plataforma ideal para democratizarmos o tipo de formação que será propiciada através desta especialização. Graças ao E - A - D, será possível levar tal capacitação para todos as partes do Brasil, afinal, em todas partes do Brasil, o rádio está presente.

Em nome do presidente da FENAERT, Ary dos Santos, de toda a diretoria da Federação e dos quinze sindicatos patronais que dela fazem parte, parabenizo a UNINTER pela realização desta pós-graduação e desejo sucesso aos professores, funcionários e alunos.

Assine nossa Newsletter