Presidente da Abert falou da importância das entidades atuarem em prol do setor
Participando pela primeira vez do Congresso Brasileiro da Radiodifusão, a presença da Fenaert na 27º edição do encontro ganhou destaque. Para o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT), Daniel Slaviero, a participação da Fenaert atende a uma necessidade dos radiodifusores por informações sobre a legislação trabalhista do setor. "São temas que impactam os negócios da radiodifusão, por isso a presença da Federação é fundamental," ressaltou o anfitrião do evento.
Para Slaviero, apesar de atuarem em atividades diferentes, os objetivos das duas entidades são comuns. "Ambas buscam o fortalecimento do setor como um todo," avalia.
Além de apoiadora do Congresso, a Fenaert esteve presente com sua consultoria jurídica tirando dúvidas e prestando informações aos congressistas. "O principal questionamento foi sobre a revisão da regulamentação da área, que é muito defasada," conta a advogada Patrícia Guimarães.
De acordo com o presidente da Fenaert, Ary dos Santos, a presença da entidade no evento foi justamente para apresentar a instituição aos radiodifusores brasileiros e buscar entender quais as grandes demandas com relação ao ambiente trabalhista. "Estamos com duas assessorias avaliando o melhor encaminhamento para a revisão do Decreto que regulamenta a profissão do radialista," informa.
Em fase de formalização do Sindicato em Mato Grosso, Diogenes Fagundes avalia que a participação da Fenaert no Congresso teve o papel de aproximar e estreitar a relação dos afiliados com a entidade. "É importante essa proximidade."
Diogenes conta que tem visitado outros sindicatos no país, como o do Paraná e Brasília, para acompanhar a atuação, e que a parceria da Fenaert tem sido importante nesse processo. "Aqui no estado, cada emissora fazia sua negociação trabalhista de forma individual. Agora, estamos nos organizando coletivamente e isso é um ganho para todos."
Para Ary dos Santos, a presença da Fenaert em eventos como o Congresso da Radiodifusão também contribui para que novos sindicatos sejam fundados no país.
