A FEDERAÇÃO     ESTATUTO SOCIAL    LEGISLAÇÃO     CONVENÇÕES COLETIVAS    LINKS    CONTATO
 
   
FENAERT IMPRIMIR PÁGINA . PÁGINA INICIAL
 

Em 1998 sindicatos patronais estaduais de rádio e tv começam o movimento  para fundação de federações visando a necessidade de representação superior do setor.

Em 2000 as dificuldades de entendimento suspendem o movimento.

Em 2004 ressurge o movimento com os estados do RS, SC, GO, ES, RJ e SP.

Reuniões bimestrais nas cidades de Vitória/ES, Florianópolis/SC e São Paulo/SP, contando já com adesão dos sindicatos patronais do Distrito Federal, Paraíba e Pernambuco decidem pelo formato da federação nacional.

Diversas reuniões no decorrer do 2° semestre de 2005 e 1° semestre de 2006 definiram os objetivos, natureza e premissas da entidade.

Em abril de 2006 é publicado edital em 27 jornais de âmbito estadual, em todas as capitais dos estados, territórios e Distrito Federal, marcando a assembléia de fundação para o dia 29/06/2006 em Brasília/DF.

Em 29/06/2006 a FENAERT - Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão é fundada, em Brasília, por 10 Sindicatos patronais dos seguintes estados: RS / SC / RJ / SP / ES / GO / DF / PA / PB / PE, com base territorial Nacional.

Objeto: Representação, coordenação, proteção e defesa da categoria econômica das empresas de rádio e televisão, atuando exclusivamente nos âmbitos trabalhista, sindical e de formação profissional.

A Federação não possui papel político e institucional e, por conseqüência, não interfere na atuação das demais entidades representativas do setor, exceto quando se tratar de matéria trabalhista, sindical e de formação profissional.

Finalidades básicas:

  • Representar, proteger e defender os direitos e interesses das categorias nela compreendidas, perante as autoridades administrativas, judiciárias e legislativas.
  • Desenvolver o fortalecimento e a expansão do setor de rádio e televisão na sua base territorial.
  • Criar serviços de consultoria técnica e jurídica para os sindicatos filiados.
  • Interceder junto às autoridades competentes, no sentido de agilização e solução dos assuntos de interesse da classe representada.
  • Atuar como órgão consultivo dos sindicatos filiados no estudo e planejamento de suas campanhas reivindicatórias e ações coletivas que se fizerem necessárias, ficando preservadas as negociações coletivas de âmbito regional.
  • Colaborar com os sindicatos filiados na promoção de cursos, seminários, estudos e outras iniciativas, visando o aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores em empresas de rádio e televisão.

Gestão da FENAERT:

  • Conselho de Representantes: Formado pelas delegações dos sindicatos filiados com mandado de 2 (dois) anos, eleitos ou indicados pelos filiados, na forma de seu estatuto social, cabendo apenas um voto a cada delegação.
  • Diretoria Executiva: Responsável pela administração da federação, é composta de Presidente, Vice-Presidente, 1º Vice-Presidente Secretário, 2º Vice-Presidente Secretário, 1º Vice-Presidente Tesoureiro e 2º Vice-Presidente Tesoureiro com mandatos de 2 anos eleitos pelo Conselho de Representantes entre seus integrantes, inclusive suplentes.
  • Conselho Fiscal: Composto de 3 (três) membros, com igual número de suplentes, também com mandato de 2 (dois) anos, eleitos pelo Conselho de Representantes.

 

 
- Institucional
- Diretoria
- Estatuto Social
- Sindicatos Associados
- Localização
- Webmail
 
 
DOWNLOAD

Clique para fazer o download da Nota Técnica FIESP - Novo Aviso Prévio
 
FENAERT . Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão
SAF/SUL, Quadra 02, Lote 04, Bloco D, Sala 101, Ed. Via Esplanada - CEP 70.070-600
Fone/Fax: (61) 3224.4663